Compartilhe essa Notícia:


SÃO LUÍS - Nove professores da rede municipal de Poção de Pedras, uma cidade de 20 mil habitantes a 320 km de São Luís, tiveram,  uma noite especial na Paróquia São Pedro por se graduarem na Segunda Licenciatura em Física do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Após dois anos de muito esforço, aulas nas cidades de Caxias e Poção de Pedras, além de jornadas de oito horas de aulas presenciais por dia durante sábados e domingos, os professores terminaram o curso destacando a importância da qualificação para suprir a demanda por professores da área e para a melhoria da qualidade de ensino.

Para a graduada do curso, Elizabeth Fernandes de Macedo, a realização de conseguir o diploma de licenciatura em Física é “uma grande oportunidade de trabalho, uma enorme conquista pelas dificuldades enfrentadas no decorrer do curso e uma melhoria na qualidade de ensino para os alunos”, disse, comemorando com familiares e amigos na solenidade. Também comemorando, a estudante Anna Célia Lago Leide destacou que a graduação enriqueceu os conhecimentos que já tinha e abrirá novas portas de trabalho.

Quem compartilha da mesma opinião é a assessora de Interiorização da Universidade Federal do Maranhão, Cenidalva Miranda Texeira, que representou o reitor Natalino Salgado Filho. Na ocasião, ela explicou que o curso, via plataforma Paulo Freire, foi uma solicitação feita pelos próprios estudantes do Parfor para atender a demanda por professores qualificados para lecionar Física na rede básica de ensino, uma necessidade presente em todo o estado. “O número de professores formados em Física Licenciatura é pequeno em comparação à demanda da sociedade. Eu acho que essa colação vem suprir essa carência por professores dessa área”, destacou.

Na oportunidade, a coordenadora geral do Parfor no âmbito da UFMA, Raimunda Ramos Marinho, ressaltou que a colação de grau para ela é a “certeza do sucesso da política de formação de professores que já atuam no campo de trabalho”, pois qualifica professores que possuem Licenciatura em áreas diferentes daquelas que ensinam. Também presente como paraninfo do curso de Segunda Licenciatura em Física, o professor Jerias Alvez Batista lembrou que o curso foi dificultoso para os nove professores formados por conta do volume de atividades desempenhadas durante os últimos dois anos, entre suas jornadas semanais de aulas, acrescentadas às aulas do Parfor e as rotinas como pais e mães de família. Para ele, que lecionou a primeira e a última disciplina do curso, participar da cerimônia é “uma recompensa muito grande, pois certamente os conhecimentos transmitidos serão passados por eles à sociedade”.

Estiveram presentes na solenidade a já citada assessora de Interiorização Cenidalva Teixeira; a coordenadora local da Plataforma Paulo Freire, a professora Luiza Helena Barros; a técnica da Secretaria de Educação do Município, a professora Janete Oliveira Gusmão, representando o Secretário de Educação Jorge Rocha Cruz; a professora do Departamento de Física da UFMA, Ivone Lopes Lima, representando o coordenador do curso, o professor Humberto Filomeno da Silva Filho; a coordenadora geral do Parfor no âmbito da UFMA, Raimunda Ramos Marinho; e a secretária de Finanças do Município, Jocilma Patrícia da Silva Cruz, representando o prefeito Gildásio Angelo da Silva.

Se graduaram em Segunda Licenciatura em Física pelo Parfor Ana Célia Lago Leite, Elizabete Fernandes de Macêdo (Bete), Francisca de Maria Bezerra (Fessora), Genivaldo Carneiro de Sousa (Manim), José Machado Mota, Leônidas Castro Bezerra, Maria Iraneide Oliveira de Macedo, Osmina Lima Feitosa e Teresa Christina Costa Simão. Na ocasião, foi feita homenagem póstuma ao professor Cloves Furtado da Silva, que também fazia parte da turma de graduação.


Fotos:Face da Osmina
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários