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Nobre blogueiro, gostaria de tecer alguns comentários (ou observações) sobre o texto que vossa senhoria publicou recentemente, envolvendo shows gospel e católico. As palavras entre aspas foram retiradas diretamente do seu texto.

1 – “No show eu, o blogueiro, fiz uma distinção entre as festas evangélicas atuais e os shows católicos.” O articulista deixa bem claro que suas considerações dizem respeito ao contraste entre os shows católico e evangélico. Ele continua, dizendo que o show católico que assistiu não teve lugar para “forró gospel, funk gospel, pagode gospel, pé de serra gospel...”.
2 – A partir daí as considerações do articulista levam o leitor a pensar que não existe funk católico, forró católico, pagode católico e pé de serra católico. Ignora que todos estes ritmos não possuem barreiras religiosas, mas podem ser encontrados (na sua totalidade) em quase todos os grupos cristãos.

3 – Todos os ritmos citados acima andam longe do repertório do padre Fábio de Melo, assim como (acredito, embora nunca tenha assistido) também não fazem o estilo do popular padre Zezinho. No mundo gospel também encontramos esse “estilo calminho, clássico, zen”. Existem muitos cantores e até bandas em cujos shows o estilo musical não possui nada de forró, pagode, reggae ou outro estilo popular mais, digamos, “zoadento”, ou como diz o blogueiro, “mundano”.

4 – Portanto, comparar, por exemplo, Felipão e banda com o padre Fábio de Melo é ilógico e injusto. São estilos diferentes e públicos diferentes (apesar de existir fãs dos dois tipos, ao mesmo tempo).
5 – A decadência da música cristã apontada pelo blogueiro, infelizmente, é verdade. Não se fazem mais música como antigamente, e com isso não me refiro ao estilo musical, mas às letras (apesar de, particularmente, achar que certos ritmos, como o funk, não combina bem com o louvor cristão).

6 – Conheço muitos (na minha denominação) que fecham a cara diante de um hino num ritmo mais acelerado – esses indivíduos não estão nem aí para a letra. Mas conheço muitas letras inspiradas (e biblicamente corretas) inseridas num estilo musical mais “mundano”, ao mesmo tempo em que existem músicas com letras antibíblicas numa melodia “cristã”. Essa é a confusão do nosso tempo.

7 – Qualquer que seja o estilo musical, acredito que o objetivo da música cristã deve ser: levar o individuo a refletir sobre Deus, sua vida, na família e naquilo que realmente importa, e não levá-lo a algumas horas de divertimento, prazer e distração.

8 – “No show do Padre Fábio de Melo, eu vi famílias reunidas, casais de mãos dadas, idosos, crianças, respeito mútuos um show verdadeiramente cristão.” Sim, caro blogueiro, mas você poderá encontrar também essas mesmas manifestações em alguns shows evangélicos (raros em nossa região, eu sei, mas que existem, existem). O inverso também é verdadeiro: existem várias festas (e bandas) católicas em ritmos alucinados.


9 – Nos comentários, o blogueiro cita algumas letras de músicas gospel no estilo funk e forró. A forma como os textos são apresentados podem passar ao leitor a impressão de que é esse tipo de música que imperam nos shows gospel – uma idéia totalmente errada.

10 – Na verdade, concordo com, digamos uns 70%, o que o blogueiro escreveu, principalmente sobre a decadência da música evangélica (que está não somente em ritmos cada vez mais doidos, mas principalmente em suas letras ANTROPOCÊNTRICAS, isto é, centradas no homem). Vou explicar melhor:

11 – O blogueiro e os leitores já observaram que, atualmente, talvez a maioria dos hinos gospel está mais centrado no homem do que em Jesus? Permitam-me citar um exemplo, para ficar mais claro: Uma música famosa diz, num dos seus versos, que, quando Deus me exaltar, eu vou estar no palco e meus inimigos na platéia. Outras, muito populares, dizem: Você é vencedor, você vai vencer, você, você, você, você... quando antigamente, as musicas eram (em sua quase totalidade) sobre a exaltação de Deus, de Jesus, mostrando Jesus como o Salvador e o homem como o pecador que precisava da salvação, etc.

12 – Já observaram que, em épocas de campanhas políticas, muitos hinos gospel são utilizados sem precisar nem mudar a letra? VAI DAR TUDO CERTO, CAMPEAO, VENCEDOR, etc. A decadência musical gospel começou por aí e não pelos ritmos.


13 – Muitos artistas evangélicos, em suas músicas, têm exaltado o homem em vez de Jesus, e muitos artistas católicos tem caído no mesmo erro. O padre Zezinho tem clássicos lindos (como UM CERTO GALILEU, a meu ver, biblicamente correta, bela melodia e letra, gosto de ouvi-la), mas tem também algumas músicas de melodia linda, mas de letras biblicamente contraditórias.

14 – Finalizando: Como já disse, concordo com 70% do que o blogueiro escreveu, mas os 30% em que discordo, são:

a) 15% - A impressão que o texto passa de que os shows gospel existente hoje no Brasil, resumem-se apenas às bandas de forró, gospel e outros da mesma laia – Não, meus amigos. Graças ao Bom Deus ainda existem levitas abençoados, cujas músicas penetram até a alma e o espírito.

b) 15% - Não gostei do “tom” com que o nobre blogueiro escreveu seu texto. Dá a impressão de que ele está revoltado com os evangélicos (eu acredito que não seja esse o caso). Algumas frases ou expressões nos permitem ficar com essa impressão.

         “Show do Padre Fábio de Melo foi um acontecimento Cristão e não mais uma molecagem gospel” – “não mais uma molecagem gospel”. Parece que os últimos shows gospel em que o blogueiro participou não foram lá muito “gospel”.

            “No show católico de ontem, não tinha lugar para manifestações de forró gospel, funk gospel, pagode gospel, pé de serra gospel ou qualquer outra esculhambação gospel” – “qualquer outra esculhambação gospel” – Ou seja, forró, funk, pagode e pé de serra (misturados com gospel) são, na opinião do blogueiro, uma esculhambação. Ao escrever “ou “qualquer outra esculhambação gospel”, dá a impressão de que nada mais presta no meio gospel.

            Bem, eu precisava tecer estes comentários e o blogueiro (assim como os leitores) tem todo o direito de discordar, só espero que façam isso como pessoas civilizadas e não como bárbaros.

            Em tempo: Geralmente os comentaristas se assinam como “anônimo”, e assim, ficam à vontade para xingarem, esculhambarem, e mostrarem todo seu repertório de palavrões. Como sempre assino meus textos, qualquer pessoa pode até me xingar, mas os “anônimos” não tem moral nenhuma para fazer isso.


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23 Comentários

  1. Belo comentário, infelizmente, o blogueiro é assim mesmo: SEM NOÇÃO.

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  2. caro Moacir discordo com sua opnião quando se refere aos anônimos poderem expressarem sua opinião,e pouco vejo "palavrões" no blog.
    Não quero atacar nenhuma religião, mas o que vimos ultimamente é a realização de shows gospel dançantes em que muitos dos evangélicos jovens vão para estes apenas para se divertir sem lembrar de adorar verdadeiramente a Deus, e até estão entrando com mais facilidade na igreja evangélica por que algumas delas parecem ser mais liberal. Antes quando alguém dizia que era crente, vixe, era muito respeitado, considerado um santo, era sinônimo de honestidade, de credibilidade e não mentia. mas hoje meus caros? o que vemos por parte de muitos, principalmente dos jovens é a mentira, pessoas que se xingam de crentes, e as vezes mentem por coisas banais,acredito que existe muitos crentes sérios e conheço muitos em que tiro o chapéu, pois são santos, porém essa onda de músicas fank,dancantes de todas as espécieis que tem trazido todas as pessoas que gostam de dançar e não de louvar a Deus vem contradizendo um pouco o significado de adoração a Jesus.
    Que esta crítica sirva para reflexão como forma de crescimento, avaliação e policiamento não como injúria aos evangélicos, mas se observarem bem verás que falo a verdade. e repito, muitos evangélicos são sérios, honestos, e não mentem.
    e quanto aos hinos? há muito a desejar mesmo. Há, preciso ainda houvir um hino de Pe. Zezinho que esteja biblicamente incorreto pois desconheço, mas sempre é tempo para aprender.

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    1. Caro anônimo, obrigado pela participação. Quero apenas observar o seguinte:
      1 - Você está certo e seu comentário, infelizmente, reflete a realidade em muitos círculos evangélicos;
      2 - Eu não disse que os anônimos não poderiam expressar sua opinião. O que eu escrevi foi: "Como sempre assino meus textos, qualquer pessoa pode até me xingar, mas os 'anônimos' não tem moral nenhuma para fazer isso."
      3 - Você disse que pouco vê palavrões no blog. Experimente dar uma olhada nos comentários sobre política (e seria pior se os administradores do blog não estivessem atentos para filtrarem certos comentários).
      4 - Sobre os hinos de Pe. Zezinho biblicamente incorreto não dá para esmiuçar os detalhes neste pequeno espaço, mas como uma prévia: Muito dos hinos dele que exaltam Maria, mãe de Jesus, contém letras que contradizem claramente certas doutrinas cristãs - mas não adianta debatermos sobre isso aqui. Se estiver interessado em ampliar o debate, por favor escreva para meu e-mail.

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    2. Outro dia estava na rua Ribeirão, quando passou o FANCA (Pai do FRECHAL) com o senhor MANOEL GONÇALO (Pai do BABA), o primeiro falando alto, o último pedindo para baixar para falar mais baixo, pois estava chamando a atenção das pessoas. FANCA dizia: EU NÃO GOSTO DE CRENTE POR QUE ELES NÃO GOSTAM DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS, DE MARIA MÃE DE JESUS.
      Fiquei pensando, e ante o texto acima, agora pergunto: O QUE HÁ DE ERRADO EXALTAR A MÃE DE JESUS, ESCOLHIDA DE DEUS?

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    3. "O QUE HÁ DE ERRADO EXALTAR A MÃE DE JESUS, ESCOLHIDA DE DEUS?" Eu, por acaso, disse que é errado exaltar Maria, mãe de Jesus? Releia minhas palavras acima com cuidado: "Muito dos hinos dele (Pe. Zezinho) que exaltam Maria, mãe de Jesus, contém letras que contradizem claramente certas doutrinas cristãs". Eu não disse TODOS os hinos que exaltam Maria, mas MUITOS. Exaltar é uma coisa. Porém, quando ultrapassa o limite, é outra coisa. Como já disse anteriormente, neste espaço não é possível tratarmos de certo assunto (até porque o tema em debate é SHOW GOSPEL), mas caso queira aprofundar a discussão sobre Maria, me mande um e-mail. Antes que eu me esqueça: dizer que NÃO GOSTA DOS CRENTES PORQUE ELES NÃO GOSTAM DOS SANTOS, além de ser uma das mais esfarrapadas desculpas para não se seguir o Evangelho, é uma grande lorota - as pessoas não querem ser crentes (falo de cristãos verdadeiros) porque não querem abandonar seus pecados favoritos.

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    4. Ser crente é mesmo que frequentar a Assembléia de Deus, ou outra Casa de cristãos não católicos? Alguém pode ser crente (no sentido do ser humano com pensamento e comportamento conforme Deus)sem frequentar uma Casa de oração, ou mesmo sem dedicar-se a fazer orações verbais a Deus? Quem é mais crente (cristão), o homem que está diariamente reunido em Casa de oração com os demais irmãos, ou aquele lá não vai por não ter uma roupa adequada, ou mesmo aquele que poderia estar lá, mas prefere ir anonimamente aos enfermos, encarcerados, famintos, ajudando-os dentro de suas possibilidades humanas?
      Vou mandar um e-mail após, me identificar. Porém, deixa de argumentar que o Blog do Carlinho não é lugar para aprofundar a discussão. Foi onde nos encontramos.

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    5. Ok, meu caro amigo Anônimo, vamos lá:
      1 - Ser crente é mesmo que frequentar a Assembléia de Deus, ou outra Casa de cristãos não católicos?

      Resposta = Particularmente, não gosto muito da palavra "crente", pois ela é muito abrangente. Até um muçulmano é crente. Crente é aquele que crê em alguma coisa. Prefiro chamar de Cristão todo aquele que professa seguir a Cristo.

      2 - Alguém pode ser crente (no sentido do ser humano com pensamento e comportamento conforme Deus)sem frequentar uma Casa de oração?

      Resposta = Biblicamente, ninguém é cristão por
      simplesmente frequentar a chamada Casa de Deus. Na
      verdade, Deus não habita num templo de pedras, mas no coração do homem. Ou seja, um coração convertido (adiante explico melhor isso) é o Templo de Deus. A conversão é uma obra divina, operada pelo Espírito de Deus. O homem pode tentar se autodisciplinar, tentar se autocontrolar, mas só poderá vencer certas vontades pecaminosas por meio do Espírito de Deus (é a velha guerra da carne contra o Espírito, explicada por Paulo em Gálatas 5). E se o homem é guiado pelo Espírito de Deus, isso o impulsiona a ir à Casa de Oração a fim de compartilhar sua fé, suas experiências espirituais com os outros, ajudando os mais fracos. Um cristão, que tem o Espírito de Deus, não consegue viver como um eremita.

      3 - Alguém pode ser crente..., sem dedicar-se a fazer orações verbais a Deus?

      Resposta = Impossível! Não é que ele seja obrigado a orar. Porém, se ele é convertido (nascido de novo), o Espírito Santo habita seu coração, e é este Espírito que leva o homem a orar, a falar com Deus, segundo a Bíblia.

      4 - Quem é mais crente (cristão), o homem que está
      diariamente reunido em Casa de oração com os demais
      irmãos, ou aquele lá não vai por não ter uma roupa
      adequada, ou mesmo aquele que poderia estar lá, mas
      prefere ir anonimamente aos enfermos, encarcerados,
      famintos, ajudando-os dentro de suas possibilidades
      humanas?

      Resposta = Na verdade, a vida de fé cristã, se resume a dois mandamentos: "AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS E AO PRÓXIMO COMO A NÓS MESMOS." Tanto é impossível ao homem fazer bem ao próximo sem amar a Deus, como é impossível ele amar a Deus e não fazer bem ao próximo.

      "Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, não pode amar a Deus, a quem não viu." (I João 4.20)

      E o homem não pode amar a Deus de verdade se não nascer de novo!

      Agora, para concluir, permita-me explicar o que a Bíblia ensina sobre CONVERSÃO.

      Quando o homem resolve entregar o coração a Deus, pedindo para Ele vir habitá-lo, acontece uma operação sobrenatural, gerando um novo homem, com novos propósitos, novas atitudes, etc. Simplesmente frequentar uma igreja não faz esse milagre. Se houver alguma igreja perfeita (e tenho certeza de que neste mundo não há - falo "igreja" no sentido de denominação religiosa), e eu e você fizermos parte dela, se nós não nascermos de novo, não adianta nada. Podemos tentar cumprir todos os
      mandamentos (ninguém é capaz disso), mas a conversão de verdade só acontece se entregarmos nossa vida a Jesus de forma voluntária e sem reservas.

      E como posso ter certeza de que nasci de novo?

      "Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus. O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus;" (Romanos 8.9,14,16)

      Portanto, meu caro, a salvação não é para quem pode, mas para quem quer. E não é a coisa mais complicada do mundo, é simples (por isso está ao alcance de ricos e pobres). Os líderes religiosos é que costumam complicar tudo.

      A seu inteiro dispor.

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    6. ESPETACULAR AS SUAS EXPLICAÇÕES. OBRIGADO.

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  3. Em relação a postagem, eu nunca disse que na Igreja Católica não tem banda e músicas com essas tendências que me perturbam se é ou não aceitas por Deus. Eu disse e volto a repetir que o Show do Padre fábio de Melo foi um evento cristão E foi mesmo. O q se ver nesse mundo glamoroso do gospel é muita devarsidão!! Agora se tem bandas em qualquer denominação religiosa q seja parecida com o estilo, não diria "comportado" ou "calminho" do Padre Fábio de Melo, mas sinceros e tocante, esses também estão mais aproximado de uma adoração salutar. No médio mearim nos últinos dez show gospel só se ver cenas tristes com a presença maciça de jovens cristão.

    Agora, esquecemos o estilo de forró gospel, funk gospel ou que quer q seja! Será que a atitude que esses crentes tem durante esses eventos são de fato da aprovação do Senhor?

    Repito: esqueçamos o estilo da música, (e olha q ela influe e muito no comportamento) será que o comportamento da mocidade evangélica nesses eventos agrada aos olhos de Deus?

    Se achar que agrada, boa diversão!!!!

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    1. Pois é. Não podemos culpar os cantores e suas músicas por causa do mau comportamento dos seus fãs. Se bem que, numa atmosfera de funk, por exemplo, é difícil inocentar os artistas. Acredito que a raiz do problema é que: o individuo se converte ao Evangelho hoje e dentro de alguns dias (sem nenhum preparo teológico ou doutrinário) já está lançando um CD gospel, e até pregando nos púlpitos das igrejas. Existem pessoas preparadas, que passam a vida dedicando-se ao Evangelho, mas acabam morrendo, esquecidas (não eram celebridades), enquanto que outros "fazem e acontecem", mas porque são famosos, logo são até consagrados a pastor. Mas tudo isso foi predito na profecia bíblica.

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    2. Tolice. PAULO é o exemplo inicial. Perseguidor de cristãos, de imediato converteu-se no maior dos Apóstolos de CRISTO.

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    3. Sim, Paulo. Tão logo ele se converteu estava já pregando o Evangelho. Mas você sabe quem era Paulo? Sabe o nível intelectual, teológico e filosófico que Paulo tinha antes da conversão ao Cristianismo? Ele conhecia, como a palma da mão, todo o Antigo Testamento e as profecias que falavam do Messias. Tão logo soube que Jesus era o Messias, o que o grande apóstolo já conhecia, encaixou-se como luva. Por isso estava preparado para pregar. Outra coisa: antes de se tornar o grande doutor do Cristianismo, Paulo passou uns 14 anos em retiro, preparando-se para sua grande missão (Galátas 2.1). Não há lógica nenhuma em compará-lo com muitos dos cabeças de vento que se convertem hoje. O cara não sabe quase nada sobre a Bíblia, vive uma vida de devassidão, converte-se hoje (e é claro que Deus o perdoa imediatamente), mas amanhã já está nos púlpitos das igrejas, pregando ou dando testemunho ou, quem sabe, já lançando um CD. Depois aparece dando entrevistas e dizendo besteiras (como uma conhecida cantora popular), dando mais motivos para que as pessoas zombem do Evangelho.

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  4. Houve um tempo em que ser crente -- protestante -- ou, eufemisticamente, evangélico, implicava em seguir certas orientações da denominação à qual o fiel pertencia. Mas essas orientações implicavam, também, em limitações. Limitações no vestir, limitações no uso de cosméticos, no corte de cabelo, limitações à participação em festas, especialmente as festas populares. Mas o que percebia é que, no íntimo, esses fiéis sentiam-se alijados do que a vida oferece nos seus aspectos sociais. Porém, muitos conseguiam se conter, outros nem tanto, às tentações de participarem de eventos os mais diversos.
    Havia, para muitos, especialmente os mais jovens, certamente, uma espécie de grilhão religioso que limitava a sua liberdade -- e olha que os anos passam rápido e depois não dá mais tempo de revivê-los.
    E dessa forma inúmeros jovens, com os impulsos próprios da idade, ficavam tolhidos.
    Mas eis que surge uma solução no meio do caminho. A denominada música gospel veio como um habeas corpus, devolvendo a liberdade, especialmente dos mais jovens.
    E junto com a música gospel e a diversidade de ritmos que adotou, as festas, as bebidas.
    Numa certa ocasião pude observar que em uma casa de evangélicos, em que há jovens, num final de ano, resolveram fazer um "réveillon". E esse "réveillon" somente era distinguível dos demais para quem soubesse que os participantes eram evangélicos.
    Noutros tempos, um evangélico cometeria uma verdadeira heresia se aceitasse ouvir outras músicas, que não os hinos de sua igreja. Hoje, muito embora veja muita contradição, acho que os jovens encontraram uma maneira de resgatarem a sua liberdade enclausurada delos dogmas (que nada mais são do que decisões)que lhes subtraíam o direito a uma vida mais feliz. Por favor, vida eterna é outra discussão. Refiro-me à vida em que se come, se bebe, se viaja, se vai às festas etc.
    Portanto, com responsabilidade, jovens ou não, vivam e sejam felizes, independentemente dos grilhões dogmáticos.

    P.S.: Não queiram que os jovens sacrifiquem a sua juventude, que deve ser vivida com responsabilidade, para submeterem-se à clausura de um denominação religiosa.
    A vida é passageira e a velhice, quando a morte não vem antes, é inevitável.

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    1. Gostei de sua linguagem, "ponto de vista". Técnica, exata e perspicaz. Parece o linguajar de um sociólogo. Bem, viver o Evangelho pleno não faz o cristão viver enclausurado, alienado, preso a dogmas e regras humanas (veja o exemplo de Jesus). O cristão autêntico não é antissocial, mas ande por onde andar, é conhecido como cristão. Em outras palavras: Um cristão de verdade tem uma vida social plena, sem precisar deixar de ser cristão. Ele participa de eventos sociais, política, etc., mas sempre conservando sua identidade cristã (isto é, princípios cristãos que independem de regras humanas). Ele evita certos ambientes se sentir que ali estará como um "peixe fora d'água". Agora se ele se aproveita de qualquer evento para "soltar a franga", pode ser chamado por qualquer nome, menos cristão, que literalmente significa: SEGUIDOR DE CRISTO.

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    2. "ser crente -- protestante -- ou, eufemisticamente, evangélico,". O termo evangélico não é eufemísmo, meu caro, é que nem todo evangélico é protestante, porém, os protestantes são evangélicos. simprificadamente Explico:
      Protestante - aquele que congrega numa Igreja tradicional que se originaram da Reforma Protestante, como: Luterana; Prebisteriana; Anglicana e metodista etc. Todas tem em comum o batismo infantil.
      Anabatista - Aquele que congrega em Igreja que batizam adultos, e se originaram do anabatismo - apelido dado pelo Papa Estevão I, 225 DC, quando houve também a primeira designação do nome Igreja Católica,pt.wikipedia.org/wiki/Anabatista - que hoje são a maioria do povo evangélico no munco: Batista; Assembleia de Deus; Adventista; Deus È Amor etc...

      Patrício Ribeiro Félix

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    3. Perfeito. CRISTO, ainda jovem estava em uma festa quando a bebida alccólica (vinho) acabou. O que fez CRISTO, transformou água é vinho para a festa não encerrasse. Assim, nada de pecado brinca r e beber com moderação, afinal o que sai da boca ou da mente é que pode vir a ser pecado.

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    4. Essa pessoa que escreveu que Jesus multiplicou bebida alcoólica, está mais perdida que cachorro em proscissão!
      O vinho que Jesus multiplicou se tratava, simplesmente do suco da uva, um tipo de vinho não fermentado, ou seja, não alcoólico.
      Os judeus costumavam comemorar o casamento por um período de uma semana, nesse período as pessoas bebiam vinho não fermentado; pois, o suco da uva era usado, mais ou menos, como é usado o refrigerante hoje em dia.
      O milagre da transformação de água em vinho, está registrado em João capítulo 2:
      No versículo 6 do capítulo supracitado está escrito:
      "Ora, estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas".
      METRETA: Medida para líquidos que variava entre 30 e 40 litros (Jo 2.6).
      Ou seja, Jesus transformou entre 360 a 720 litros d'água em vinho (alguns estimam que era em torno de até 900 litros ao todo). Fica óbvio que, se este vinho fosse alcoólico, OS CONVIDADOS DA FESTA DE CASAMENTO, Á ESSA ALTURA DA FESTA, JÁ ESTAVAM LITERALMENTE, CAÍDOS AO CHÃO DE TÃO BÊBADOS, POIS ERA MUITA BEBIDA.
      Jesus condena o uso de bebida alcoólica, a Bíblia é enfática com relação a este assunto.
      É lógico que Jesus não faria seu primeiro milagre público incentivando o povo ao erro. Maria, mãe de Jesus, também, sendo uma mulher crente, justa e fiel a Deus, também, jamais apoiaria tamanha façanha.

      Portanto, meu querido, se você quiser enjerir bebida alcoólica, fique á vontade. A vida é sua, você dará conta de si mesmo a Deus. Assim como eu também.
      Porém não use este argumento fajuta pra apoiar seus atos.
      PROVÉRBIO 20:1 - "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não e sábio".



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    5. Nâo sou favorável a ingestão de bebidas alcoólicas, assim, estás sendo injusto quando afirmas: "Portanto, meu querido, se você quiser enjerir bebida alcoólica, fique á vontade. A vida é sua, você dará conta de si mesmo a Deus. Assim como eu também.
      Porém não use este argumento fajuta pra apoiar seus atos."
      Condenas por condenar.
      Por outro lado, quando dizes: "O vinho que Jesus multiplicou se tratava, simplesmente do suco da uva, um tipo de vinho não fermentado, ou seja, não alcoólico." Pergunto, onde está escrito que não era vinho, que era suco de uva? era vinho no milagre, eu acredito, era vinho na Santa Ceia.
      "Paulo, em suas mensagens às igrejas da época, adverte que bebedores contumazes não herdarão o Reino dos céus – contudo, recomenda que Timóteo use um pouco da bebida por causa de suas enfermidades estomacais e que presbíteros e bispos não sejam dados “a muito vinho”"
      O que dizes?

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    6. O uso do Vinho na Ceia do Senhor
      Jesus usou uma bebida fermentada ou não fermentada de uvas, ao instituir a Ceia do Senhor (Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.17-20; 1 Co 11.23-26)? Os dados abaixo levam à conclusão de que Jesus e seus discípulos beberam no dito ato suco de uva não fermentado.

      (1) Nem Lucas nem qualquer outro escritor bíblico emprega a palavra “vinho” (gr. oinos) no tocante à Ceia do Senhor. Os escritores dos três primeiros Evangelhos empregam a expressão “FRUTO DA VIDE” (Mt 26.29; Mc 14.25, Lc 22.18). O vinho não fermentado é o único “fruto da vide” verdadeiramente natural, contendo aproximadamente 20% de açúcar e nenhum álcool. A fermentação destrói boa parte do açúcar e altera aquilo que a videira produz. O vinho fermentado não é produzido pela videira [não é “fruto da vide”].

      (2) Jesus instituiu a Ceia do Senhor quando Ele e seus discípulos estavam celebrando a Páscoa. A lei da Páscoa em Ex 12.14-20 proibia, durante a semana daquele evento, a presença de seor (Ex 12.15), palavra hebraica para fermento ou qualquer agente fermentador. Seor, no mundo antigo, era frequentemente obtido da espuma espessa da superfície do vinho quando em fermentação. Além disso, todo o hametz (i.e., qualquer coisa fermentada) era proibido (Êx 12.19; 13.7). Deus dera essas leis porque a fermentação simbolizava a corrupção e o pecado (cf. Mt 16.6,12; 1 Co 5.7,8). Jesus, o Filho de Deus, cumpriu a lei em todas as suas exigências (Mt 5.17). Logo, teria cumprido a lei de Deus para a Páscoa, e não teria usado vinho fermentado.

      (3) Um intenso debate perpassa os séculos entre os rabinos e estudiosos judaicos sobre a proibição ou não dos derivados fermentados na videira durante a Páscoa. Aqueles que sustentam uma interpretação mais rigorosa e literal das Escrituras hebraicas, especialmente Ex 13.7, declaram que nenhum vinho fermentado devia ser usado nessa ocasião.

      (4) Certos documentos judaicos afirmam que o uso do vinho não fermentado na Páscoa era comum nos tempos do NT. Por exemplo: “Segundo os Evangelhos Sinóticos, parece que no entardecer da quinta-feira da última semana de vida aqui, Jesus entrou com seus discípulos em Jerusalém, para com eles comer a Páscoa na cidade santa; neste caso, o pão e o vinho do culto de Santa Ceia instituído naquela ocasião por Ele, como memorial, seria o pão asmo e o vinho não fermentado do culto Seder (ver “Jesus”, The Jewish Encyclopaedia, edição de 1904, V.165).

      (5) No AT, bebidas fermentadas nunca deviam ser usadas na casa de Deus, e um sacerdote não podia chegar-se a Deus em adoração se tomasse bebida embriagante (Lv 10.9). Jesus Cristo foi o Sumo Sacerdote de Deus do novo concerto, e chegou-se a Deus em favor do seu povo (Hb 3.1; 5.1-10).

      (6) O valor de um símbolo se determina pela sua capacidade de conceituar a realidade espiritual. Logo, assim como o pão representava o corpo puro de Cristo e tinha que ser pão asmo (i.e., sem a corrupção da fermentação), o fruto da vide, representando o sangue incorruptível de Cristo, seria melhor representado por suco de uva não fermentado (cf. 1 Pe 1.18-19). Uma vez que as Escrituras declaram explicitamente que o corpo e sangue de Cristo não experimentaram corrupção (Sl 16.10; At 2.27; 13.37), esses dois elementos são corretamente simbolizados por aquilo que não é corrompido nem fermentado.

      (7) Paulo determinou que os coríntios tirassem dentre eles o fermento espiritual, i.e., o agente fermentador “da maldade e da malícia”, porque Cristo é a nossa Páscoa (1 Co 5.6-8). Seria contraditório usar na Ceia do Senhor um símbolo da maldade, i.e., algo contendo levedura ou fermento, se considerarmos os objetivos dessa ordenança do Senhor, bem como as exigências bíblicas para dela participarmos (Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal, p.1517-19).

      Com relação a Timóteo ser orientado por Paulo a tomar um pouco de vinho, o texto é claro e mostra que em casos medicinais a bíblia permite. Até maconha, ( o chá) por exemplo, se for usada com fins medicinais não é pecado.

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  5. PARABÉNS PELAS COLOCAÇÕES MOACIR JUNIOR. UMA COISA É COMENTAR COM OPINIÕES PRÓPRIAS/ACHISMOS OUTRA BEM DIFERENTE E MOSTRAR SEM SOMBRA DE DUVIDAS QUE DOMINAR O ASSUNTO, NÃO SÓ DE FORMA VERBAL, MAS COMO EXEMPLO EM SEU DIA - A - DIA, NA VIDA EM SOCIEDADE E NA VIDA RELIGIOSA COMO VOCÊ É.
    OS EXEMPLOS DE IR A UMA FESTA E BEBER VINHO TODO MUNDO USA PRA SI, AGORA CARREGAR UMA CRUZ NESTA VIDA E SEGUIR OS VERDADEIROS PASSOS DE CRISTO LONGE DOS PECADOS CARNAIS NINGUÉM NEM FALA.
    UM ABRAÇO A VC MOACIR J.

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  6. caro carlinhos, nós estamos ti esperando em igarape grande ma (venha armado viu)

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  7. MUITO BOM SEU BLOG QUE DEUS VOS ABENÇOE AINDA MAS ESTAMOS TE SEGUINDO NOS SEGUE DE VOLTA http://ministerioebenezerbp.blogspot.com.br/

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  8. Uma das maiores e mais prêmiadas cantoras da MPB (ROSANAH) de sucessos como
    O AMOR E O PODER, CUSTE O QUE CUSTAR, NEM UM TOQUE e muitos outros,
    esta viajando as cidades do Brasil louvando e testemunhando para o senhor JESUS.
    Depois de um período de preparação espiritual a cantora Rosanah tem como objetivo ser
    usada por Deus com seus dons e talentos musicais para ganhar almas para Cristo.

    Veja no you tube os vídeos: Rosanah- Espírito de Deus / Rosanah- Elo de Amor / Rosanah- Tá chegando a hora / Rosanah- Ninguem te amou assim

    CONTATOS (21) 7551-7730 claro / 8361-2957 tim / 9765-7726 / 8462-2260 oi

    E-MAIL: obedienciaacristo@yahoo.com.br

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