Compartilhe essa Notícia:

Líderes de Lagoa Grande na sede do INCRA

Nesta semana, 13 líderes de Associação Comunitárias de Lagoa Grande no Maranhão: Brandão (Povoado Estrela); Manoel (Lagoa Nova); Bode (Vila Kênio); Pinda (Povoado Cujuba); Francisco Carnaúba (Joselândia); Edvan (Povoado Trocate); José Maria (Povoado Cigana); Cícero (Vale do Acidente); Pelé (Povoado Tomé); Zé de Ouro (Povoado Bom Jesus); Leão (Povoado Alto Bonito); Afonso (Povoado Vila Nova) Joacílio (Povoado Fazenda Imperial), estiveram na sede da Superintendência do INCRA, em busca de projetos que beneficiem comunidades rurais assentadas daquele município.


A visita desses presidentes ao INCRA em São Luís foi o resultado de várias reuniões dessas lideranças comunitárias com setores da oposição. O empreendedor Simião Carneiro se comprometeu custear a ida desse pessoal a capital maranhense.

Continua...



Em companhia de Nildenes, liderança petista no Médio Mearim, os treze presidentes de Associação de Lagoa Grande chegaram à sede do INCRA no meio de uma grande manifestação de Quilombolas. Em razão dessa manifestação, José Inácio, superintendente do INCRA no Maranhão não pôde receber pessoalmente o povo de Lagoa Grande, pois estava em negociação com os quilombolas. Ele determinou que a comitiva de Lagoa Grande fosse recebida por dona Verônica, diretora do INCRA na área de projetos agrários.


Durante a reunião, os presidentes de associação apresentaram um leque de ofícios reivindicando importantes melhorias nas áreas de assentamento do INCRA em Lagoa Grande. Entre os pedidos, destacam-se a reforma da estrada da Sede ao Povoado Alto Bonito; a perfuração de poços artesianos, em especial um no Povoado Vila Imperial; a implantação do Projeto Minha Casa Minha na maioria dessas comunidades assentadas e, inclusive, recursos para reformas de casas.

Os representantes solicitaram a liberação de um recurso que sobrou de construção de casas. Esse dinheiro está bloqueado nas contas bancárias das associações. Os assentados pedem a liberação desses recursos para investirem em suas propriedades.

Sobre a questão da água, os presidentes das Associações, informaram a Verônica que das treze comunidades representadas por eles naquela reunião, apenas três tem água encanada. Ela demonstrou surpresa com essa informação.

- A falta de água é um transtorno sério na zona rural de Lagoa Grande, e esse povo acredita que somente o Governo Federal, através de instituição como INCRA, pode amenizar o problema que afeta milhares de pessoas. – Disse Nildenes na reunião.

Verônica encaminhou todos os ofícios e garantiu examinar com carinho e atenção cada uma daquelas demandas.

A Comitiva de Lagoa Grande esteve visitando ainda dentro da sede do INCRA os departamentos do Programa Minha Casa Minha Vida e conversaram com Monteiro, uma importante liderança petista no Maranhão. Por telefone, também mantiveram contato com José Inácio e regressaram a Lagoa Grande otimistas com o resultado da visita a Capital Maranhense e ao INCRA.

Veja algumas fotos da Reunião com a Dra. Verônica na Sede do INCRA:







⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. ja que o poder não faz naa pelo povo, então o povo tem que correr atraz do que eles mesmos precisam. boa sorte meu povo

    ResponderExcluir