Compartilhe essa Notícia:

Paralisação em Poção de Pedras - só os professores do Estado 

Amanhã, 30, completam sete dias de paralisação da rede estadual de ensino do Maranhão. E, de acordo com o presidente do Simproesemma, Júlio Pinheiro, ‘como o Governo do Estado está irredutível, a greve pode se tornar por tempo indeterminado’.

Em Poção de Pedras, as aulas do Estado estão paralisadas desde a quarta-feira passada.

Em relação aos professores municipais, o núcleo do Simproesemma de Poção de Pedras solicitou a secretaria Municipal de Educação a liberação dos professores para participarem da mobilização, paralisando as aulas um único dia.  A secretaria de Educação não atendeu a esse pedido. O Simproesemma, por sua vez, enviou ofícios às escolas conclamando o apoio dos professores, porém, a secretaria de Educação agiu rápido: entrou em contato com as escolas e proibiu o movimento, ameaçando os docentes com aulas aos domingos e descontos nos salários. E resto, todo mundo sabe: professores de Poção de Pedras não passam de medrosos preocupados com seus umbigos. Duvido que se houvesse uma determinação geral entre os professores de paralisar por um dia haveria retaliações. Com mais esse exemplo de fraqueza e desunião, o governo municipal pode deitar e rolar em cima da classe, aprovando o que bem querer. De certa forma, enfraqueceram o núcleo do Simproesemma de Poção de Pedras. Agora tornou-se mais difícil o gestor pagar o mês de dezembro e vou achar graça se aparecer um projeto para diminuir salários.

A direção do Simproesemma ficou decepcionada com a falta de compreensão da Secretaria Municipal de Educação. A grave é um movimento forte em nível estadual e nacional. Não tem nada haver com o munícipio. A paralisação poderia trazer inúmeros benefícios, recursos as nossas escolas capengas. Graças a essa completa falta de esclarecimento e uma postura de mão de ferro, os professores da rede municipal de ensino poçopedrense destoaram do movimento. A maioria dos municípios aderiu, pelo menos por um dia, ao movimento grevista. Pelo jeito, ‘as cabeças pensantes’ da Secretaria Municipal de Educação de Poção de Pedras são mais realista do que o rei.

Na quarta-feira da semana passada, o Simproesemma organizou uma manifestação que saiu do colégio estadual Joaquim Salviano e percorreu algumas ruas. Novamente, os professores da rede municipal de ensino, medrosos como queiram, não compareceram. Apenas os denodados do Estado foram às ruas, exigir seus direitos. Os professores do município parecem que não tem noção do poder que detêm em suas mãos, desde que fortaleçam o Simproesemma, já que o Sindicato dos Professores está hoje próximo aos mandos e desmandos da Prefeitura.

Amanhã, está previsto mais uma reunião entre os professores do Estado e a direção do Simproesema em Poção de Pedras. Os educadores vão avaliar o movimento e se a paralisação deve continuar ou não.

Veja as fotos do movimento. As reivindicações da classe estão bem expressas nas faixas.












Bem que poderia ter uma faixa no meio destas com a seguinte inscrição:
Prefeito pague o terço de férias e o salário de dezembro

mas cadê os interessados?
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

29 Comentários

  1. BRILHANTE MATÉRIA SR. CARLINHOS.

    ResponderExcluir
  2. COMO ESSES PROFISSIONAIS AINDA SE DIZEM FORMADORES DE OPINIÕES?! É COMO DIZ AQUELE DITO POPULAR: FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO!

    ResponderExcluir
  3. aqui tá todo mundo no cabresto sô.

    ResponderExcluir
  4. É A CLASSE MAIS MEDROSA E MAIS DESUNIDA.

    ResponderExcluir
  5. Essa é a classe dos "FORMADORES DE OPINIÕES". A classe de professores, ou melhor dizendo,a classe que eu faço parte tem demostrado que ainda não conseguiu entender direito o que é exercer cidadania.Professores, não temos apenas responsabilidades de transmitir conteúdos a nossos alunos, mas sim de inserir nosso aluno no mundo da cidadania.Como vou ensinar meu aluno sobre cidadania se não a exerço?. É muito comum atribuímos nossos fracassos em relação a busca de direitos apenas ao sindicato,´ou melhor dizendo, aos sindicatos.Mai afinal de contas, quem é o sindicato? Sou eu, vc e todos os professores.Tem ouvido-se muitos de nossos amigos, por incômodos políticos criticarem, geralmente representantes de classe.Só seremos realmente reconhecidos, a partir do momento que todos se sentirem prejudicados e pedra fundamental na aquisição de nossos direitos.
    Jean Medrade Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade jean, você está corretíssimo. Um dia desses, ouvi alguns professores aqui de Igarapé Grande criticando você pq você disse que a classe é empecilho da classe.Aqui só não está pior, graças vocês aí de Poção se não fosse estaria pior ainda.

      Excluir
  6. EM LAGO DO JUNCO ESTA ACONTECENDO O MESMO, TODOS OS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL SE AMEDRONTARAM DIANTE DAS AMEAÇAS DE COLOCAR FALTAS E DESCONTAR DOS SALARIOS OS DIAS PARADOS. APESAR DO PREFEITO DITADOR TER CORTADO TODAS AS GRATIFICAÇÕES DE TITULAÇÃO E DE DESLOCAMENTO ASSEGURADAS PELO PLANO DE CARGOS APROVADO PELO EX-PREFEITO HAROLDO LEDA.ESSA CLASSE MERECE PASSAR POR TODOS OS SOFRIMENTOS E HUMILHAÇÕES, POIS É DESUNIDA.

    ResponderExcluir
  7. o prefieto está cercado de bajuladores os mesmo que antes bajulavam o prefeito antigo ele SO PAGA SE ELE QUISER PORQUE A PANELA ESTA CHEIA DE GENTE SEM NOÇAÕ DE O QUE SEJA DIGNIDADE

    ResponderExcluir
  8. OS DIRETORES DAS ESCOlas estão em cincronia com a secretaria de educação um bando de pedantes coniventes e atuantes no que se diz respeito a pesseguir e umilhar os funcionários paresse que voltamos para a idade das trevas e é quatro anos

    ResponderExcluir
  9. CARLINHOS FAZ UMA REPORTAGEM SOBRE UMA CASA NA AVENIDA PRESIDENTE KENNEDY,PRÓXIMO AO NELSÃO, QUE O DONO ESTAR CONSTRUINDO A CASA EM CIMA DA CALÇADA(PASSEIO PUBLICO)OU SEJA,ISSO NÃO É PERMITIDO.DEIXOU APENAS UM PALMO DE CALÇADA,ALÉM DISSO FICA MUITO FEIO PARA A PAISAGEM DA CIDADE.
    POR FAVOR NÃO DEIXA DE FAZER ESSA REPORTAGEM,É MUITO IMPORTANTE PARA ESTRUTURA DA NOSSA QUERIDA CIDADE

    ResponderExcluir
  10. Bando de fracos!! Lamentável a postura dos professores municipais.

    ResponderExcluir
  11. K D O PERUTA ? ELE NAO É FORMADOR DE OPINIÃO ? HA EXISTE UMA TAL DE ALIENAÇÃO AGORA...

    ResponderExcluir
  12. greve= severgoince dos professores com preguiça de dar aula,o gonverno la se lixa pra isso...quem sofre é os alunos,q estão se preparando pra vestibular...a carga horaria ja é pouca ai ainda acontece isso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. “A GREVE É INSTRUMENTO LEGAL PARA REVINDICAR DIREITOS

      A greve é o instrumento clássico para reivindicações dos trabalhadores. A greve,
      ato de parar as atividades do trabalho para negociar melhorias de trabalho e emprego, é
      utilizada pelos trabalhadores desde o século XVIII, e é assegurado como direito
      Constitucional na legislação Brasileira. Para o Supremo Tribunal Federal a greve constitui uma suspensão do contrato de trabalho, para que o trabalhador possa exercer seu direito democrático de reivindicar seus direitos trabalhistas, sendo impedido ao empregador abrir processo administrativo disciplinar para punir qualquer trabalhador
      por ter feito greve. Inclusive os que se encontram em estágio probatório, já que esses possuem os mesmos direitos e deveres dos demais trabalhadores já avaliados. “

      Excluir

    2. A Constituição Federal, em seu artigo 9º e a Lei nº 7.783/89 asseguram o direito de greve a todo trabalhador, competindo-lhe a oportunidade de exercê-lo sobre os interesses que devam por meio dele defender.
      LEGITIMIDADE DO EXERCÍCIO DA GREVE
      Considera-se legítimo o exercício de greve, com a suspensão coletiva temporária e pacífica, total ou parcial, de prestação de serviços, quando o empregador ou a entidade patronal, correspondentes tiverem sido pré-avisadas 72 horas, nas atividades essenciais e 48 horas nas demais.
      DIREITO DOS GREVISTAS
      São assegurados aos grevistas:
      • O emprego de meios pacíficos tendentes a persuadir ou aliciar os trabalhadores a aderirem a greve;
      • A arrecadação de fundos e a livre divulgação do movimento.
      PROIBIÇÕES
      Os meios adotados por empregados e empregadores em nenhuma hipótese poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem.
      A empresa não poderá adotar meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.
      A manifestação e atos de persuasão utilizados pelos grevistas não poderão impedir o acesso ao trabalho nem causar ameaça ou dano à propriedade ou pessoa.

      Excluir
  13. num entendo bem pouco dias atraz esse blog estava criticando a secretaria de educação pelo inicio das aulas.Como posso entender, se agora o mesmo blog defende a paralização das aulas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse caso, eu apoio pq era apenas de um único dia, não daria para prejudicar o combalido ano letivo mais do que já está prejudicado e daria força aos próprios professore.

      Excluir
  14. É isso aí! Gente ignorante é lastimável!

    ResponderExcluir
  15. O RATO MEDROSO

    "Conta uma antiga história que um ratinho vivia tenso com muito medo do gato. Foi consultar um mágico que o transformou em um gato.
    Problema resolvido?
    Claro que não. Agora ele tinha muito medo do cão. Voltou ao mágico que o transformou em uma pantera.
    Problema resolvido?
    Outra vez, não. Agora ele passou a temer os caçadores. Voltou ao mágico que desta vez o transformou em..........rato novamente! Disse para ele em seguida:
    - Nada que eu fizer vai resolver seu problema. Você só tem a coragem de um rato.

    APRENDIZADO:
    Há pessoas que só tem a coragem de um rato. Para elas todas as decisões serão procrastinadas, viverão inseguras e nada do que se faça irá mudar isso.
    Perderão oportunidades valiosas por medo e falta de confiança em si mesmas".
    Amauri Cimetta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, ACHO QUE OS PROFESSORES PERDERAM UMA OPORTUNIDADE MARAVILHOSA DE PARAR UM DIA, OU UMA SÓ MANHÃ DOS TRÊS DIAS DA PARADA NACIONAL PELA EDUCAÇÃO DO BRASIL. PREFEITO ESPERTO FOI O QUE APOIOU A PARADA (SE TEVE ALGUM INTELIGENTE SUFICIENTE NO MÉDIO MEARIM), POIS A PARADA REVINDICOU BENÉFECES PARA OS MUNICÍPIOS. MAS ACHO QUE A MAIORIA DELES FORAM TOLOS O SUFICIENTE PARA NÃO OSERVAR E ENTENDER AS REIVINDICÇÕES FEITA A NÍVEL NACIONAL, REIVINDICAÇÕES ACATADAS TODOS GANHAM. PENA QUE MUITA GENTE NÃO ENTENDEU, OU FINGIU NÃO ENTEDER, A IMPORTÂNCIA DESSE MOVIMENTO NACIONAL, E MANDOU RECADO PARA AS DIRETORAS E ESTAS REPASSARAM PARA OS PROFESSORES, QUE QUARTA FEIRA, DIA 24 /04, TODAS AS ESCOLAS FUNCIONARIAM NOMALMENTE. É PERDERAM UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE EXERCER A DEMOCRACIA E A CIDADANIA, TANTO PROFESSORES COMO A EQUIPE DIRIGENTE DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO. É UMA PENA QUE EM PLENO SÉCULO XXI NOSSO PAÍS REGRIDE QUANDO O ASSUNTO É EDUCAÇÃO, E GARANTO QUE ESSA REGREÇÃO NÃO É CULPA DOS PROFESSORES. É UMA PENA QUE PRATICAMENTE TODOS OS MUNICÍIOS DO MÉDIO MERIM ESTÃO SENDO GOVERNADOS POR PROJETOS DE DITADORES.

      Excluir
  16. O medroso fecha os olhos para a desgraça, o corajoso encara e o sabio conserta
    DK Alves

    ResponderExcluir
  17. Pobre de quem teve medo de correr os riscos. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás - porque sempre olhamos para trás - vai escutar seu coração dizendo: "O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste sua vida".

    Paulo Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anônimo que colocou um texto de Paulo Freire para expressar seu sentimento parabéns, pois a escolha do texto vei bem, no momento adequado. Pobres professores que não tem coragem de correr riscos para ter uma aposentadoria condizente com sua terefa, temem uma falta no presete e esquecem o que perderão no futuro a cada mês, será em real muito mais, muito mais que o desconto de uma falta hoje. Irão olhar para trás e lamentar a falta de coragem de lutar. Talvez a grande maioria não foi por medo, mas para agradar o comando, então abriram mão de sua cidadania, o que dirão as crianças nas aulas de ação e cidadania? Que temos que aceitar tudo que comando nos diz? Como võa ensinar que ter saúde é um direito? Que ter educação de qualidade também o é? E como ter qualidade quando paira no ar uma ameça de quando aposentados os professores terão seus salários surrupiados pelos governo? Caros professores despertem enquanto é tempo, mas se acham que seu salários são o bastante para ser cortado pela metade calem-se e se escondam.

      Excluir
  18. É UMA PENA QUE OS ESTUDANTES, OS QUAIS ESPERO SEJAM PROFISSIONAIS UM DIA, TAMBÉM NÃO TENHAM SE ALIADO À MANIFESTAÇÃO DOS PROFESSORES. QUEM DIZ QUE GREVE E SENVERGONHICE DOS PROFESSORES DEVE SEER UM SER HUMANO ANTISOCIAL E DIGNO DE PENA POR NÃO SABER NEM PORQUE ESTÁ VIVENDO EM SOCIEDADE. O BOLSA FAMÍLIA QUE TU RECEBE, IMBECIL ( E TODOS OS OUTROS BENEFÍCIOS QUE JÁ FORAM CONQUISTADOS) É FRUTO DA LUTA DE PESSOAS QUE, COMO OS PROFESSORES, FORAM PARA AS RUAS DIZER NÃO AOS DESMANDOS DOS GOVERNANTES. SE TU NÃO TEM CONHECIMENTO DE CIDADANIA, TE CALA, IGNORANTE...PENA QUE NÃO ESTOU EM POÇÃO PORQUE IA DER UM JEITO DE DESCOBRIR QUEM É ESSE ARREMEDO DE CIDADÃO E PASSAR UM DIA ENSINANDO O QUE É CIDADANIA A ELE(ELA). AVANTE, PROFESSORES. TÔ COM VCS.

    ResponderExcluir
  19. CADE O "BIRUTA" DO "PIRUTA" QUE NÃO DEU AS CARAS. SE FOSSE NO GOVERNO DO GILDASIO, O PIRUTA TINHA FEITO MUITO ZOADA, PIQUETES E TUDO MAIS EM FRENTE A PREFEITURA.

    ResponderExcluir
  20. Qual é a escolaridade do Prefeito Junior Cascaria de Poção de Pedras do Maranhão..

    ResponderExcluir
  21. " O que mais preocupa não é o grito dos VIOLENTOS, nem dos CORRUPTOS, nem dos DESONESTOS, nem dos SEM-CARÁTER, nem dos SEM-ÉTICA.

    O QUE MAIS PREOCUPA É O SILÊNCIO DOS BONS!".

    Martin Luther King.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois fica parada não fia, faça a sua parte.

      Excluir