Compartilhe essa Notícia:

CAPS promoveu uma festa em homenagem ao Dia das Mães
O CAPS de Esperantinópolis, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, é um excelente exemplo de como a administração do prefeito Dr. Raimundinho trata a saúde pública. Seria prudente aos críticos lerem a postagem abaixo!

A Prefeitura de Esperantinópolis reinaugurou em 2013 a forma de atendimento no Centro de Atenção Psicosocial (CAPS). O Centro é mantido com recursos do Governo Federal e do Município; o CAPS é administrado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O CAPS é um dispositivo de tratamento e reinserção social de portadores de patologias (transtornos) mentais severas e persistentes, que procura oferecer aos seus usuários um leque de atividades, cuidados personalizados, comunitários e promotores de vida. Pode-se dizer também que o CAPS de Esperantinópolis é um espaço terapêutico, onde se busca atender tanto as pessoas com graves sofrimentos psíquicos, quanto seus familiares, levando-os ao exercício da cidadania e a uma melhor qualidade de vida. Assim o Centro busca fortalecer os laços familiares e comunitários de seus usuários, facilitando-lhes o retorno ao seu ambiente familiar diariamente.

O Blog conversou com Maria Goreth de Abreu, coordenadora do CAPS de Esperantinópolis no intuito de conhecer mais o trabalho realizado no Centro. Goreth explanou o modelo de atendimento.

Continua...

A nova perspectiva do CAPS esperantinopense significou a conquista de um direito que assegurará maior qualidade no atendimento das suas necessidades psicosociais, já que anteriormente a população tinha dificuldade em buscar apoio para tratar determinados problemas psíquicos.

De acordo com a Coordenadora, o Centro atende pacientes de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. As atividades estão programadas em dois turnos, manhã e tarde, em 3 regimes de atendimento: intensivo, semi-intensivo e não-intensivo:

Intensivo: em torno de 15 pacientes permanecem nesses horários de atendimentos (7h30 às 17h) de segunda a sexta-feira. Recebem alimentação completa (café da manhã, almoço e lanches) e atividades diversificadas para tratar determinados transtornos.

Semi-intensivo: igualmente, outros 15 pacientes procuram o CAPS três dias da semana para receber tratamentos dos profissionais de saúde do Centro.

Não-intensivo: sempre na quarta-feira, Dra, Mirian, psiquiatra, realiza mais de 30 atendimentos ou consultas no CAPS entre pacientes e pessoas da comunidade que também buscam serviços de psiquiatria.

- “No CAPS de Esperantinópolis recebemos pessoas com problemas de transtornos psíquicos, alguns desses transtornos tiveram origem no consumo de álcool e outras drogas!” – Explicou Goreth.

O CAPS de Esperantinópolis conta com profissionais de saúde qualificados para desenvolver atividades terapêuticas, psicossociais como jogos, brincadeiras, confecções de artesanatos (como pinturas, tapeçarias, etc).

Veja a relação de profissionais e suas atribuições no CAPS

Dra. Rosangela Felix, Assistente Social, atende três dias semanais no CAPS;

Dra. Jane, psicóloga do CAPS, atende dois dias na semana;

Dra. Patrícia, terapeuta ocupacional, atende dois dias a cada semana.

Dra. Mirian, psiquiatra, comparece ao CAPS toda quarta-feira para prestar atendimento no Centro.

Dra. Joyce Lays, enfermeira, realiza atendimento todos os dias no CAPS.

Juntamente a esses profissionais, tem mais uma gama de enfermeiros, técnicos de enfermagem e educadores físicos trabalhando em benefícios dos pacientes do CAPS de Esperantinópolis. Portanto, esse Centro está bem servido de profissionais que realizam um trabalho psicossocial de alta qualidade.

Como informado, o CAPS é Coordenado por Maria Goreth Abreu, e funciona num prédio na Rua Costa e Silva, atendendo cidadãos que sofrem de algum transtorno psíquico.

O Dia das Mães não foi esquecido no CAPS de Esperantinópolis.

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Esperantinópoli­s realizou ontem, dia 13, uma linda festa para as mamães de todos seus usuários. Esteve presente no evento o prefeito Dr. Raimundinho, a primeira dama Irene Arruda, a secretária de Saúde Fabiana Ibiapina e o vereador Leilson.


Prefeito Dr. Raimundinho


Dona Irene Arruda, Primeira dama e secretária de Assistência Social de Esperantinópolis

Vereador Leilson entrega presente as mães

Dia das Mães no CAPS


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. ENQUANTO EM POÇÃO DE PEDRAS, A DRA LANA, ESPOSA DO SUPLENTE DE VEREADOR JULIO CESAR MANDOU CORTAR "O ALMOÇO", "O LANCHE" DOS PACIENTES. ESSA MESMA DRA LANA TAMBEM CORTOU AS OFICINAS (ESPAÇO ONDE OS PACIENTES INTERAGIAM QUANDO ESTAVA NO CAPS.

    ESSA DRª LANA, MULHER DO SUPLENTE DE VEREADOR JULIO CESAR DISSE QUE IA CORTAR O ALMOÇO PORQUE O CAPS NÃO É RESTAURANTE.

    ESSA DRª LANA SÓ VEM A POÇÃO DE 15 EM 15 DIAS, E O CAPS ETÁ ABANDONADO.

    ResponderExcluir
  2. Parabenos Dr. Raimundinho e equipe do CAPS, continuem assim, trabalhando em favor da saúde em todas as demandas.

    ResponderExcluir