Compartilhe essa Notícia:

 Fernando Maciel: 
"O povo sabe que não sai rico de Lago Açu!"
Fernando Maciel, ex-prefeito de Conceição do Lago Açu,  hoje, 17, entrou em contato com o Blog do Carlinhos para rebater veementemente que tenha participado do esquema de manipulação de licitações para aquisição de ambulâncias, por meio de convênio com o Ministério da Saúde.

- A ambulância foi comprada num preço justo, dentro da lei. Essa ambulância ainda hoje presta serviço ao pacientes de Conceição do Lago Açu. Eu não me envolvi com irregularidades no período que estive prefeito!” – Afirmou Fernando Maciel.

Entenda o assunto:



Diversos Blogs do Maranhão amanheceram com a informação que Fernando Maciel, juntamente com Raimundo João Pires Saldanha Neto, ex-prefeito de Rosário, foram condenados com à perda de seus direitos políticos e a pagar multas por participarem do esquema que ficou conhecido nacionalmente à época como Máfia do Sangue Suga.

Fernando Maciel negou envolvimento em todos os momentos com esquema e garante que vai contestar judicialmente essas acusações movida pela Advocacia-Geral da União (AGU) e aceita pela justiça.

“Tenho a consciência limpa que não utilizei o patrimônio público em meu beneficio, do contrário, teria saído rico da Prefeitura e não mais pobre do que quando eu entrei. As pessoas de Conceição do Lago Açu sabe perfeitamente que não sai com dinheiro da Prefeitura.. Hoje vivo na casa dos meus pais, com simplicidade, cercado de amigos e ando de cabeça erguida pelas ruas de minha querida cidade”. – disse o ex-prefeito Fernando Maciel, ainda na categoria de grande referência política do município onde governou como prefeito.
Fernando Maciel, ex-prefeito de Conceição do Lago Açu, é condenado por envolvimento na "Máfia das Sanguessugas"


A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, a condenação de dois ex-prefeitos, um do município de Conceição do Lago Açu, Fernando Luis Maciel Carvalho, e o outro de Rosário no Maranhão, Raimundo João Pires Saldanha Neto, envolvidos na manipulação de licitações para aquisição de ambulâncias, por meio de convênio com o Ministério da Saúde. As irregularidades envolvem tanto a gestão do valor repassado e a sua aplicação, como o procedimento licitatório e o processo de pagamento.

Uma auditoria da Controladoria-Geral da União (CGU) constatou o esquema fraudulento, o que motivou operação conjunta do Ministério Público Federal e Polícia Federal, conhecida como a "Máfia das Sanguessugas", para investigar o golpe. O escândalo de corrupção, que estourou em 2006, tinha como objetivo desviar dinheiro público, privilegiando empresas e superfaturando preços de unidades móveis de saúde.

A Procuradoria da União no Maranhão (PU/MA) ajuizou Ação Civil Pública pelos atos de improbidade administrativa dos ex-prefeitos. A unidade da AGU sustentou que o relatório da Controladoria demonstrou falhas em todo o processo de licitação. Foi constatado desde a ausência de publicação do edital, de pesquisa de preços, até a não concordância com as especificações contidas no Plano de Trabalho, como falta de cilindro de oxigênio, entre outros itens.

Diante dos argumentos apontados pela AGU, o Juízo da Subseção Judiciária de Bacabal condenou o ex-prefeito de Conceição do Lago Açu a perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por quatro anos, a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios e o pagamento de multa no valor do dano causado ao município na quantia de R$ 18.225,01, corrigida por índices oficiais.

Já o Juízo da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão condenou o ex-prefeito de Rosário a suspensão dos seus direitos políticos por três anos, pagamento de multa correspondente ao dobro do valor dos recursos repassados ao município e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos.

A PU/MA é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários