Compartilhe essa Notícia:




Alguns leitores vão dizer ou pensar que o tema dessa postagem é falta de assunto e que existe temas importante para postar nesse Blog, como saúde, desemprego, falta de água, atraso de salários, etc, etc. Todavia,  particularmente, o blogueiro tem um trauma particular com relação a animais soltos nas estradas. Aproveito para contar a minha fatídica experiência aos meus leitores: dois anos atrás, dirigia o meu carro numa viagem de São Luís a Conceição do Lago Açu. Um percurso de 330 km. Viagem tranquila, rápida. Estávamos ansiosos para chegar à casa de minha mãe para a Ceia da Semana Santa. O restante da família, irmãs, tios, primos, sobrinhos, fretou um ônibus inteiro, mas eu preferi a comodidade de fazer a viagem no meu carrinho. Na parte final da viagem, faltando apenas dois quilômetros da cidade, quando as luzes de Conceição do Lago Açu clareavam a noite, de repente, como do nada, uma égua de cor escura apareceu à frente do meu carro. (Somente quem peitou num animal deste ou semelhantes, sabem que eles parecem invisíveis ao motorista, ainda mais a noite) Num lance rápido, puxei a direção na tentativa desesperada de desviar do animal, mas era tarde, atropelei-o com a lateral do veículo; ele caiu sobre parte do capô, destruindo tudo com a forte colisão. O animal emitiu uns guinchos de dor excruciante. Nunca me esqueci daquele grito de morte, parecia humano! Os ocupantes do carro, incluindo o blogueiro, saíram com pequenas escoriações, nada grave. Mas o carro ficou bem avariado e o animal estrebuchava no leito da pista. Deixei o interior do carro espumando ódio. “Animal estupido, destruiu o meu carro novinho! Ainda bem que está morrendo!” Era o que pensava ou que desejava naquele momento. Dias depois, com a fatura do enorme prejuízo, resolvi sentir pena do animal. Era uma égua bonita, alta, bem cuidada. O proprietário, amigo do blogueiro, pediu mil desculpas. Disse que a cancela abriu-se com a força do vento e o animal ganhou a estrada livremente. É um animal irracional, os equinos são atraídos pelo calor do asfalto à noite, onde param para descansar e acabam ocasionando esses acidentes.

Continua...


A raiva foi dando lugar a outro sentimento, piedade e compreensão. Hoje sou mais compreensivo com os bichinhos. Eles não têm culpa de estarem soltos em estradas. Os culpados são os seus donos que os largam em completo abandono. Caso não tenham donos, o Poder Público é o responsável pela retirada deles. Sou tão preocupado com o risco que ocasionam que cheguei ao ponto impensável de criticar o meu amigo Primeiro Damo Totota por deixar os bichinhos soltos nas ruas de Bernardo do Mearim. Naquela mesma postagem, elogiei o prefeito Cascaria pela iniciativa de alugar uma ‘solta’ para colocar os jumentos que pastavam soltos. Na solta eles ficam livres de acidentes e felizes. Não sei o que aconteceu, mas no final de semana, o trecho entre Cariri e Poção de Pedras estava infestado de jumentos. A minha câmera fotográfica não conseguiu enquadra todos os jumentos, mas apenas num pequeno trecho, contabilizei mais de trinta jumentos no meio ou em volta da estrada. A mensagem é agora ao prefeito: Cascaria, o que aconteceu? Os jumentos foram despejados da solta que você alugou para eles? Prefeito, recolha os jumentos de tuas ruas!!!


Somente em fotos deste tamanho para exergar a jumentada...

Dezenas de jumentos soltos no mesmo lugar. Será que foram despejados da solta que o prefeito Cascaria alugou para eles?


 Foto: eles parecem invisíveis, mas estão lá, representando perigo sério aos motoristas.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

16 Comentários

  1. O JUMENTO É UM ANIMAL SAGRADO; POIS ELE FOI UM MEIO DE TRANSPORTE PARA NOSSO SENHOR "JESUS CRISTO" OBS: E CONTINUA SENDO UM MEIO DE TRANSPORTE P/ HUMANIDADE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade,arrume um lugar para eles em sua casa... que nas estradas eles estão matando o povo.

      Excluir
    2. Concordo com ambos acima. A solução para o caso, entendo eu, seria cada proprietário rural ter em suas terras dois ou três jumentos. Não seria oneroso para o proprietário, se faria justiça com os jumentos, e estes, abandonados que foram, não seriam perigo para o patrimônio e para a vida das pessoas, nem seriam quebrados ou mortos em acidentes.
      Obs. Já trenho sob guarda mais de dez jumentos. Estes não sofrerão e nem colocarão em risco as pessoas.
      Cristovão Barros

      Excluir
  2. QUANDO VAMOS DEIXAR DE SER UM ESTADO DOS JUMENTOS???????????????

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo nós estamos é de parabens pois jumento mesmo fou o gildasio deixar um zelador,um vigia euma professora colocado pela janela fazer um patrimonio mais de um molhao com o dinheiro publico eu sou funcionario e vejo agora porque oe progrmas não era bem vindo ao nosso municipio pelo pessimo administradore seu ladras noa votei em junior mas ja estou nos programs federais parabens poção pelos os jumentos sagrados o resto que vai mesmo para sao luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tú tá comendo na panela do cascaria,espero que seja igual aos pinheiros da família dele se não vc não passa de um babão enrustido .

      Excluir
  4. quado nos eleitores parar de votar em troca de qualquer
    promeça é votar em quem realmente trabalhe pelo desenvouvimentodo
    nosso municipio é não de sua conta bancaria.
    ppp.

    ResponderExcluir
  5. A questão dos animais soltos na estrada marca uma mudança nos hábitos de muitos trabalhadores, especialmente os da zona rural.Houve um tempo em que jumentos eram bem úteis no auxílio ao trabalho do homem do campo e até valioso, de certa forma.Lembro-me que meu pai(Zé Labigó)possuía cinco desses bichinhos que tinha até apelido - Roxinho,Baixinho, Pelêgo, Grandão e Lerdão. Andar sobre o lombo do Roxinho era tão bom que ainda hoje sonho com ele. final, era adolescente e ficou marcado na minha vida, pois a vida na roça, por longos 22 anos, foi meu mundo.Hoje, o homem da roça, que já não são muitos por aqui, conta com outro meio de transporte bem mais prazeroso e rápido, assim como tanto quanto perigoso,que é motocicleta que substituiu as funções do jumento na locomoção para a lida.Na hora de transportar a colheita, que também não é mais lá essas coisas, aluga um carro ou recorre a um político e resolve o problema.O certo é que os jumentos estão às soltas, em estado de abandono, passando fome e sede, sendo alvo de muitos acidentes nas estradas porque não interessam mais a ninguém. Antigamente, se fazia até aposta contando os jumentos de um lado ou outro da estrada, tempo em que os bichinhos viviam pastando dentro das soltas, porque ainda interessavam ao homem do campo.E, como o Sr. Carlinhos comentou, em certas ocasiões, são tidos como vilões nos acidentes, em estradas que mal cabem os carros, com cercas, quando muito, a um metro do leito das rodovias, forçando os animais a ficar expostos e ser causas de muitos acidentes. Portanto, acredito ser um tema relevante e que merece atenção das autoridades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns CLÁUDIO pelo comentário. Mas porque esperamos sempre pelas autoridades. A idéia exposta acima é bem consistente. CLÁUDIO em nome da tua infância leva alguns jumentos para a propriedade da família. Vamos resolver o problema sem jogar tudo para as autoridades.

      Excluir
    2. Se você for à propriedade de meu pai você vai ver que existem alguns, ou melhor, algumas jumentas para procriação e estas foram tiradas das estradas.E você pode ter certeza que lá elas não sairão.

      Excluir
  6. Muito pertinente a sua postagem! Só quem precisa usar as estradas constantemente sabe o perigo q esses bichos soltos representam

    ResponderExcluir
  7. caro babão do cascaria vc deve ter muita inveja do Mazinho e da Luciana q são pessoas queridas e `não ofende pq vc esta sempre colocando comentarios agredindo os mesmo pois eles sendo colocados ou não pela janela no quadro de funcionarios sabem trabalhar e administrar o q ganha e mais quem não agarraria a chance q eles tiveram . agora vc parece q vc nunca teve e nem vai ter, vou dar um conselho a vc politico nenhum gosta de quem muito fala e muito menos dar oportunidades. há fique sabendo q cascaria teria muita sorte em ter pessoas como eles q tem respeito e sabem se comportar diante da sociedade e não um babão como vc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o leitor acima tem certeza q o casal citado na matéria enriqueceu de forma ilícita,provoque o M. Público para q seja feito uma investigação .

      Excluir
    2. também acho q se alguém tem algo q possa provar o desvio d dinheiro publico pelo casal tem mesmo é q denunciar, mas se faz postagem para denegrir a imagem do casal, tenha paciência, quem não pode ter uma casa, carro e viver bem com um salario acima de 2.500 q é um salario de professor hj em poção. o problema de muitos é saber administrar o q ganha e eu o conheço o casal desde q começaram sua historia sempre foi pessoas q souberam trabalhar o seu salario

      Excluir
  8. QUE JUMENTADA DANADA ESSA DO POÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!LEVEMOS TODOS ESSES JEGUES AO PALÁCIO DOS LEÕES,POIS QUEM GOVERNO O MARANHÃO TEM RESPONSABILIDADE CO-AUTORA DESSE CRIME.

    ResponderExcluir
  9. Quero saber:os jumentos voltaram a Poção ou os jumentos votaram em poção?

    ResponderExcluir