Compartilhe essa Notícia:

Ontem à noite, 21, no auditório Frei José, foi realizada a cerimônia de formação do curso profissionalizante de pedreiros. O prefeito Osmar Fonseca dos Santos (PT) e Edina Fontes, primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, participaram da solenidade de entrega de certificados do curso aos 40 alunos. O curso é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Lago do Junco com o Ministério da Educação (MEC) e o Programa Nacional de Acesso Técnico e Emprego (PRONATEC). De acordo com a secretária de Assistência Social, Edina, esse foi o primeiro de inúmeros cursos profissionalizantes que irão acontecer no município de Lago do Junco, promovido pela Prefeitura.

Além do prefeito Osmar e da primeira-dama Edna, participaram da solenidade o vice-prefeito Enoc, o Presidente da Câmara Joacy Vieira, o instrutor do curso José de Ribamar Nascimento Silva, o gerente regional do SENAI Clodomir Galiza, os vereadores Romildo Duarte, Fábio Arruda, José Leopoldo e Jair Alves; os secretários municipais de governo, Maria Leni (Saúde), Salvador (Administração), Maria da Glória (Cultura), Márcio Sipião (Obras) e Marconi (Educação).

Antes da entrega dos certificados autoridades e convidados discursaram:

Edina, secretária de Assistência Social – "Vocês são as pessoas especiais nessa noite, fizeram os seus cadastros na Secretaria de Assistência Social, buscando se capacitarem, para que essa profissão seja o sustento da família de cada um de vocês. Essa profissão vai valer ouro e com essa capacitação vocês serão mais valorizados e mais habilitados. Esse foi o primeiro, virão outros cursos. A nossa preocupação em fazer primeiro o curso de pedreiro,  porque o prefeito Osmar tem o projeto de construir em nossa cidade milhares de casas. Estou satisfeita com esse trabalho com o apoio dos meus técnicos e que esse trabalho vai continuar através da Secretaria de Assistência Social."

Continua...

Instrutor José de Ribamar – "Estou muito feliz em está à frente da formação desses profissionais. O pedreiro é quem modifica a paisagem de uma cidade, construindo prédios e esse grupo que está se formando hoje, está capacitado e pode seguir sua vida profissional, construindo e transformando. A construção civil é umas das forças da economia brasileira e pedreiros capacitados estão sendo procurados como ouro, não só em Lago do Junco, mas em todo o Brasil".

Salvador, secretário de Administração – "Esse auditório leva o nome de Frei José, o meu mestre e orientador. Frei José me ensinou a valorizar o ser humano. Eu acredito que não adianta fazer uma estrada ou prédio se você não investir no ser humano. Depois de 53 anos chegou o Osmar e Edina para realizar sonho meu e do Frei José: a valorização do ser humano. Com apenas seis meses de administração, o sonho está sendo realizado. Ser pedreiro hoje é uma missão. Vocês estão contribuindo casas para ser dadas as famílias carentes e dessa forma resgatar a cidadania do ser humano que almeja morar em uma casa digna. Essas centenas de casas que vão ser construída pelo prefeito Osmar, vocês é quem vão construir. Da mesma forma que serão vocês profissionais capacitados que vão construir o colégio com seis salas de aula no povoado Riachão, vão construir a quadra do povoado Pau Santo, vão construir 60 casas que vem para a sede e também vão construir um Colégio de doze salas que vem para Lago do Junco. Vocês, profissionais capacitados vão construir essas obras."

Presidente da Câmara Joacy – "Eu sempre preguei a construção de casas pelo o PNHR – (Programa Nacional de Habitação Rural), mas fui engessado na administração passada e no governo do Osmar estamos buscando alternativas para qualificar o nosso povo através do Governo Federal. Quero parabenizar o governo do Osmar Fonseca pela a iniciativa de trazer esses e outros cursos que virão para o nosso município e agilizar os processos do PNHR na Caixa Econômica de Bacabal e disponibilizar dois funcionários públicos para trabalhar junto com a gente, agilizando o programa. Muitos outras casas virão graças a esses esforços do prefeito Osmar."

Osmar Fonseca – "Hoje o meu sentimento é de dever cumprido com esses 40 novos profissionais que passaram por esta importante formação no curso de pedreiros. Estamos com um grande programa, o PNHR, que é a construção de centenas de casas em Lago do Junco. Visando a construção dessas casas, corremos para qualificar nossa mão de obra. É uma forma de gerar emprego e renda em nosso município. Não precisamos agora buscar mão de obra capacitada em outras cidades, porque graça a essa formação, Lago do Junco tem agora 40 pedreiros capacitados e prontos para trabalhar. Vamos construir casca no Cipó, no Riachão e logo estaremos recebendo mais 150 casas. O meu sonho é o sonho das mães dessa cidade de trazer de volta os filhos que estão no Mato Grosso no corte de cana e para isto estamos criando condições dignas de trabalho. Assinei convênio com o Ministério do Trabalho para tirar carteiras de trabalho aqui em Lago do Junco. Eu me elegi prefeito para criar condições de dignidade aos jovens de Lago do Junco. A administração está proporcionando a vocês essa bela oportunidade de se tornarem capazes e profissionais. O curso de pedreiro é tão importante, quanto o de engenheiro e o de médico. Nenhum engenheiro constrói uma obra sem que passe primeiro pelas mãos de um pedreiro. Eu sou um engenheiro civil formado e reconheço isso. Vocês vão se aprimorar e conduzir a profissão com dignidade, estão tendo uma oportunidade  impar: Hoje vocês tem a técnica e a prática certificada graças a esse curso. Faço uma recomendação: não sejam relapsos com sua profissão, procure sempre ser o diferencial exercendo um trabalho de qualidade, faça com perfeição o seu trabalho. Oportunidade de trabalho vocês terão aqui. Estamos viabilizando centenas de casas na Caixa Econômica para serem construído em lago do Junco e vocês serão os pedreiros. O primeiro contrato será oferecido a nossa pedreira. Estamos também trazendo a UNIVIMA e, até meados de agosto, estamos com mais salas de cursos instalados em Lago do Junco. Eu sempre peço aos meus secretários de governo: trabalhem, porque fomos escolhidos para servir a esse povo. E nesses quatro anos vamos trabalhar dia e noite, e nenhum outro prefeito vai nos superar. Lago do Junco não é difícil de governar e estamos governando com responsabilidade, e nenhum mal vai nos abalar, porque Deus está conosco, guiando os nossos caminhos na administração do Lago do Junco. Não peça nada ao prefeito individualmente, peça para comunidade, porque não sou um prefeito de dá uma nota de combustível, sou um prefeito de trabalhar pela comunidade".

Os formados falam ao Blog:

Cleonice da Silva Nogueira, 32 anos, três filhos e solteira. Disse ao Blog que o curso foi maravilhoso e que pretende mesmo exercer a profissão: "Fazia muito tempo que tinha parado de estudar e entrei como foi se fosse uma brincadeira, mas a partir do momento que entrei na sala de aula tudo mudou, criei gosto, aprendi uma nova profissão, estou qualificada e se na segunda-feira aparecer trabalho eu assumo a responsabilidade". - Garantiu ela.

Deoclécio Gomes Silva, 24 anos, casado. Já é pedreiro, mas decidiu entrar no curso para se aprofundar nas partes teórica e, principalmente, para obter o certificado. “Aprendi muito no curso, muita coisa que não sabia nem na parte teórica e nem na prática.” – Disse ele ao Blog.

Veja mais de cem fotos

Noite de Festa e diplomação no Auditório Frei José em Lago do Junco

Edina é abraçado pelos presentes

Katarine, assistente social, fez as honras na apresentação 
e organização do evento.





Prefeito Osmar e primeira dama Edina







Depoimento de Ariton Anacleto, um dos formandos





Clodomir, representante do Senai




Claeonice, a única mulher no curso de formação de pedreiros
Salvado, Secretário de Administração do Lago do Junco

Joaci, presidente da Câmara de Vereadores de Lago do Junco

Enoc, vice-prefeito de Lago do Junco


Osmar Fonseca, prefeito de Lago do Junco





Entrega dos certificados:








































Lanche - o cardápio bem típico dos festejos juninos:



Fotos com os formandos






Auditório Frei José



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

5 Comentários

  1. Valeu Prefeito Osmar!Esse sim pensa na melhoria do povo de Lago do junco.

    ResponderExcluir
  2. O PREFEITO QUER FAZER AS COISAS ,MAIS ESSE SECRETARIO SALVADOR É QUEM MAIS PREJUDICA ELE, TUDO QUE ELE FALOU AÍ É MENTIRA, SÓ PRESTA PARA TRATAR O POVO MAL LÁ NA PREFEITURA,NA FRENTE DO PREFEITO É DE UM JEITO QUANDO ELE SAI É DE OUTRO. ELE TA PENSANDO É NO BOLSO DELE , NÃO NO BEM ESTAR DO POVO DE LAGO DO JUNCO. QUEM NÃO CONHECE, ELE O PREFEITO DEVERIA VER QUANTOS VOTOS ELE TIROU NA SEDE DO MUNICÍPIO, QUANDO FOI CANDIDATO A VEREADOR ( 22 V0OTOS)PREFEITO OSMAR TENHA CUIDADO, QUE ELE PODE LHE DERRUBAR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk......

      Adoro a inveja desse povo recaudo.... kkkkk owh povo pobre ..... Jura que o secretário se importa com as besteiras que certas pessoas andam comentando isso não passa simples da invejinha que muitos tem... da vontade de estar onde o Salvador estar mas não tem competência nem pra estar comentando tamanha besteira em blog.... Falta do que fazer mesmo.... kkkkkkkkkk Cuidado inveja mata pessoa.... kkkkkkkk ....
      Vai com tudo Secretário Salvador que são 4 anos e os invejosos de baixo caráter vão ter que engolir querendo ou não.... Você estar fazendo um ótimo trabalho.....

      Excluir
  3. pura verdade, e quem diz isso aí são os que votaram no 13.

    ResponderExcluir
  4. ISSO SÓ ME CONFIRMA O QUE EU JÁ TINHA VISTO FALAR! ELE NÃO MUDA MESMO. SAÍ DE SÃO LUÍS PARA VOTAR NA EDINA13,MAIS VEJO QUE PESSOAS QUE NO QUAL DEVERIAM MAIS TRATAR O POVO BEM, DEVIDO AS SUAS NECESSIDADES FINANCEIRAS, SÃO AS MAIS ARROGANTES. NÃO PENSEI QUE SERIA ASSIM. ME SINTO DECEPCIONADA COM ESSAS ATITUDES.

    ResponderExcluir