Compartilhe essa Notícia:

Hoje, 29, aconteceu uma importante conferência sobre a correta destinação de resíduos promovido pelo Ministério Público, representado pelos promotores Dr. Paulo Roberto , promotor de justiça de Esperantinópolis e Dra. Michelle Adriane da Silva, promotora de justiça de Igarapé Grande.

Participaram da reunião o prefeito de Esperantinópolis, assessores e comitivas de municípios da região: Poção de Pedras, Bernardo do Mearim Igarapé Grande, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra.Algumas autoridades presentes: Dr. Raimundinho, prefeito de Esperantinópolis; Arlene Uchôa, prefeita de São Raimundo do Doca Bezerra; Eudina Costa, prefeita de Bernardo do Mearim; Dr. Jerry, prefeito de São Roberto; knnor, secretário de Meio – Ambiente de Poção de Pedras.

Dr. Paulo Roberto abordou a legislação em vigor sobre lixo sólido e orientou as delegações presentes a proposta de um plano em conjunto para solucionar o problema de aterros e lixões.

Fotos:


Promotores debatem a nova legislação dos resíduos sólidos (lixos).




 Platéia repleta de autoridades da região

Prefeito Dr. Raimundinho discursa na conferência

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.

Cria metas importantes que irão contribuir para a eliminação dos lixões e institui instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microregional, intermunicipal e metropolitano e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Também coloca o Brasil em patamar de igualdade aos principais países desenvolvidos no que concerne ao marco legal e inova com a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis, tanto na Logística Reversa quando na Coleta Seletiva.


Além disso, os instrumentos da PNRS ajudarão o Brasil a atingir uma das metas do Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que é de alcançar o índice de reciclagem de resíduos de 20% em 2015.

Fotos e informações:

Portal Esperantinóplis

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Parabéns aos promotores de justiça!! Bela iniciativa. Espero que a boa vontade dos gestores dê resultado a essa reunião

    ResponderExcluir