Compartilhe essa Notícia:

No dia 11 de outubro de 2013 às 09h00min na Câmara Municipal de Vereadores de Poção de Pedras realizou-se a Audiência Pública para discutir o PPA – Planos Plurianuais para o quadriênio de 2014 a 2017.

O Presidente da Câmara, vereador Valney Gomes, presidiu a Audiência Pública e de início, convidou para a composição da mesa a Dra. Jane, Dr. Emilton (Secretário de Governo) e o Dr. Guilherme (Advogado).

Após a composição da mesa, o presidente da casa explicou que as pessoas que quisessem participar teriam que se inscrever para apresentar planos referentes ao PPA e que a sequência da audiência seria a seguinte, primeiramente a Dra. Jane iria tercer explicações sobre o PPA, logo em seguida, o Dr. Emilton faria uso do microfone; posteriormente a palavra ficaria franqueada aos vereadores e por último, para as pessoas que estavam assistindo a Audiência Pública.

Continua...

Depois de fazer essas exposições o Vereador Valney Gomes fez a leitura do Projeto de Lei do Plano Plurianual - PPA do município de Poção de Pedras para o quadriênio 2014 a 2017.
Dra. Jane
Dra. Jane fazendo o uso da palavra agradeceu a todos que se fizeram presente e convidou as pessoas para participarem fazendo sugestões para melhoria do município. Explicou que Plano Plurianual – PPA são planejamentos anuais que é dividido em planos de ações, e cada plano deverá conter: Objetivo, órgão do Governo responsável pela execução do projeto, valor, prazo de conclusão e fontes de financiamento. Cada um desses planos (ou programas) será designado a uma unidade responsável competente, mesmo que durante a execução dos trabalhos várias unidades da esfera pública sejam envolvidas. Disse ainda que o PPA tem duração de quatro anos e para finalizar, enfatizou que gestão atual está trabalhando o PPA da gestão passada. Esse PPA valerá para o quadriênio de 2014 a 2017.

Dr. Emilton, por sua vez, cumprimentou aos presentes e externou grande satisfação por está na Câmara de Vereadores, local onde o mesmo já desempenhou um importante trabalho.  Falou sobre a importância do Planejamento Municipal e da importante participação da comunidade nesses tipos de audiências, apontando melhorias e benefícios. Disse que mais importante que fazer uma audiência com 300 pessoas é reunir as associações e sindicatos para tratar sobre o PPA, pois dessa maneira o resultado é positivo.
Dr. Emilton
Após a fala do Dr. Emilton, o vereador Valney Gomes fez uso da palavra e atentou que até o final desse mês a Câmara de Vereadores de Poção de Pedras irá votar o Projeto de Lei sobre o Plano Plurianual – PPA e seguindo a sequência da audiência franqueou a palavra aos vereadores.

O vereador Júlio César cumprimentou aos presentes e disse que com o PPA só quem tem a ganhar é a comunidade, pois as pessoas podem sentar e ver o que é melhor para seu bairro, sua comunidade e apresentar esses planos. E quando a comunidade participa, há mudanças.
Vereador Júlio Cesar
O vereador Mano, após fazer seus cumprimentos falou que o Plano Plurianual – PPA além de ser muito importante para o município, dar o direito de sonhar para cada um. Pois todos vão querer o melhor, idealizar benefícios para seu bairro, sua comunidade, enfim o melhor para a nossa cidade, nosso município.
Vereador Mano
O vereador Zé Filho após os cumprimentos lembrou-se de outras audiências sobre o PPA realizada anos atrás. Falou que assim como fez sugestões na audiência da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, também queria deixar algumas sugestões registradas na audiência do Plano Plurianual – PPA. Como por exemplo, patrulhas mecanizadas para ajudar os lavradores de nossa região e programas voltados para o lazer dos jovens poçãopedrense, pois por falta de lazer em nosso município, muitos jovens estão se envolvendo com drogas.
Vereador Zé Filho
O vereador Nilton Cróa iniciando sua fala, cumprimentou Dra. Jane, Dr. Emilton e Dr. Guilherme em nome da mesa e aos demais presentes. Disse que quando se fala de PPA, se fala de metas e de sonhos, e se é pra sonhar ele fez algumas sugestões: Estrada dos Centros dos Cazuzas, Estrada do Pov. Água Branca ao Pov. Sabonete, poços artesianos na sede e zona rural, asfaltos nos interiores (Pov. Lucindo, Belém dos Lages, Fortaleza), estrada do Pov. Metal ao Poço Dantas, postos de saúde nos interiores. Disse que não é hora de criticar a gestão passada e nem de elogiar a atual, mas é hora de traçar metas e cumprir todas.
Vereador Nilton Croá
Após o vereador Nilton Cróa, o Vereador Valney também fez algumas propostas, sugerindo um mini-posto para o Pov. São Salvador, Bairro de Vila Borges, Estrada da Vitória. Também expôs a necessidade de uma escola ser construída na Estrada da Vitória.

O vereador Duta Croá também fez uso do microfone e externou preocupação com todo o município de Poção de Pedras, tanto sede como zona rural. Colocou em pauta a necessidade de uma estrada para o Pov. Fortaleza Beira Rio, um posto de saúde para o Pov. Canudos e um poço para artesiano para o Bairro Nova Jerusalém. Disse que é importante às pessoas participarem desse tipo de audiência, parabenizou as que estavam presentes, mas enfatizou que se tivessem mais pessoas seria muito melhor para serem debatidas as propostas.
Vereador Dutra Croá
Após o vereador Duta Cróa, o presidente da casa, o vereador Vaney abriu as inscrições para as pessoas que estavam presente participarem.

O morador do Bairro Vila Borges, o Luciano se dirigiu ao microfone e antes de apresentar algumas propostas falou de forma indignado que nossa política é de conveniência, de compra e venda de votos, muitos políticos nem se preocupam em apresentar propostas, pois já sabe que boa parte do eleitorado vai vender seu voto, depois a população não tem como nem cobrar melhoria pelo o município. Falou de forma preocupante sobre o Saneamento Básico de seu bairro, pois segundo ele mais de 95% dos esgotos são a céu aberto. Também falou da necessidade de quebra-molas no bairro de Vila Borges.
Luciano, morador da Vila Borges, cumpriu seu papel de cidadão poção-pedrense a propor ações para o PPA
Como ninguém mais se inscreveu para apresentar propostas, o presidente da casa deu por encerrado a audiência pública e mais uma vez agradeceu aos que se fizeram presentes.




























  


















Dr. Paulo Guilherme
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

8 Comentários

  1. parabens irmão luciano pela coragem de se pronunciar perante esses politicos e falar aquilo que todos sabemos, mas só voçe teve coragem de falar

    eu não culpo os politicos eu culpo sim são as pessoas que se deixam serem compradas por uma carrada de areia. uma por um milheiro de telhas, um melheiro de tijolos etc. Dai o motivo da indignação do irmão luciano. quando chega a hora de fazer as cobranças aos politicos eles não dão a minima pois sabem que na eleição é só voltar a dar um carrada de areia. um saco de cimento e esta tudo certo.

    ResponderExcluir
  2. é interessante o único vereador que falou sobre a real situação que o povo vem enfrentado foi o guerreiro dutra croá o restante so discurso facio sempre querendo enganar o povo façam alguma seus vereadores apresentem propostas de governo nao fiquem so esperando receber o salario de voces que vem mole mole me ajudem ai povo de poção eu particulamente nao agredito nesses caras ai

    ResponderExcluir
  3. Engraçado o vereador nilton croá fala no presente momento sobre a estrada do povoado agua branca ao sabonete. Eu pergunto á todos por que na gestão em que o mesmo era um dos "cabeças" não manisfestou essa ideia atual, preferio a construção da estrada do sabonete ao barro vermelho. Sendo que com a construção da estrada do sabonete ao barro vermelho, os moradores do sabonete percorreram durante todo o inverno o dobro da distancia antes pecorrido pela estrada sabonete-agua branca.
    Ai eu pergunto, senhor Nilton Croá era preciso ser oposição para atentar para a verdadeira necessidade do povo? não eraaa.. Mas antes tarde do que nunca.

    ResponderExcluir
  4. ESTIVE LÁ TAVA MAIS PRA UM BALAIO DE GATOS.

    ResponderExcluir
  5. magote de mentirroso só tão lar para enganar o povo e porque não falão arespeito da
    água porque não lembram disso que pena. da nossa cituação aqui em vila borge.

    ResponderExcluir
  6. rapaz vcs tem que engoli vcs nao pedem muito dinheiro pra vota agora nossa vez de mamar, ora bolas, povo explora agente demais e nao quer que agente mame na teta

    ResponderExcluir
  7. nao tem um jovem decente nessas sessões da camara nossa

    ResponderExcluir
  8. A META MAIS URGENTE EM NOSSA CIDADE E A AGUA AQUI NA RUA SAO SEBASTIAO OS POÇOS ESTAO SECANDO E NUNCA MAIS CAIU AGUA NAS TORNEIRA JA PENÇOU UM CLIMA QUENTE COMO ESTA SEM AGUA.

    ResponderExcluir