Compartilhe essa Notícia:

C.E. João Almeida - Esperantinópolis - MA
O C.E. Escola João Almeida, que por longos e maravilhosos anos foi referência em qualidade de ensino no Médio Mearim, encontra-se atualmente mergulhado numa decadência administrativa que afeta a estrutura da escola, e em decorrência, a qualidade do ensino ofertado aos alunos.

O problema do C.E. João Almeida começou com a saída do então diretor Márcio Alencar que assumiu o cargo de secretário municipal de Administração em janeiro do corrente ano; fomos informados que por questões meramente políticas o vereador e ex-prefeito Chico Jovita, tem usado sua influência para barra a nomeação da diretora Edna. Sem um diretor nomeado, a diretora adjunta do C. E. João Almeida, Ana Lucia Carneiro Rio assume sozinha a responsabilidade pela Escola Estadual. Ana Lúcia é irmã do vereador Chico Jovita.

Continua...

Segundo o Blog foi informado, a diretora adjunta não aceita a nomeação de diretora geral, em razão de estar em processo de aposentado do serviço público; todavia, sem um diretor nomeado pelo Estado, o dinheiro depositado na conta do C.E. João Almeida fica indisponível. Apenas o diretor da escola poder movimentar esse recurso indispensável para a manutenção da própria instituição.

Em decorrência, o C.E. João Almeida tem problema sério para disponibilizar merenda escolar aos mais de 700 alunos matriculados. A escola atende alunos do fundamenta e do ensino médio nos três períodos.

O prédio onde funciona a escola em Esperantinópolis carece de reforma estrutural urgentes: os dois portões que guarnece a entrada do Colégio estão danificados, soltos. As janelas laterais estão sem segurança. Algumas estão quebradas já há bastante tempo. Esses detalhes acabam expondo os estudantes a mercê da insegurança que assolam nossa região.-  Sem portões e sem janelas, lamentável!  

A situação sanitária também não é das melhores: A porta do banheiro masculino está quebrada. Os vasos entupidos. A escola como um todo aparenta precariedade.

E como já informado, o ex-prefeito Chico Jovita usa sua influência para impedir a nomeação da nova diretora para que sua irmã permaneça dirigindo a instituição; a irmã de Chico Jovita está em processo de aposentadoria, recusa assumir a direção da Escola; nesse impasse o dinheiro do fundo da escola não pode ser sacado do banco. Apenas o diretor, na função de gestor, pode sacá-lo e movimentá-lo, comprando merenda e promovendo melhorias no ambiente da escola.

Portanto, o C.E. João Almeida que foi classificado recentemente como a melhor escola da regional de Pedreiras e uma das melhores do interior maranhense amarga uma triste e lenta decadência.

Recebemos essas denúncias depois da matéria dos livros que seria atirados ao lixo postadas ontem. Como a escola não tem diretor, optamos por procurar o prefeito de Esperantinópolis, Dr. Raimundinho, aliado da Governadora Roseana Sarney.

Dr. Raimundinho garantiu ao Blog que tem, desde o inicio de seu governo em 1º de janeiro de 2013, buscado resolver o sério problema de gestão no C.E. João Almeida; ele, apresentou, inclusive, a professora Edna, como diretora, mas o impasse político permaneceu. O colégio não tem diretor. O prefeito afirmou que tem auxiliado a escola estadual como pode, e que com o agravamento das reclamações, solicitou acompanhamento do Ministério Público.

“Estou ajudando a escola como posso, e faço isso até para resguardar o bom nome do Governo do Estado em nosso município. O Governo do Estado é o nosso grande parceiro, tem feito excelentes realizações em nosso município e temos que agradecê-los; e ainda nesta semana estarei mais uma vez batendo a porta desses nossos amigos para sensibilizá-los quanto ao estado lastimável que sofre esse importante colégio estadual. Eu quero que eles percebam que a forma como essas pessoas estão cuidando do Colégio prejudica enormemente os alunos, professores, funcionários e também a imagem do Governo do Estado”, explicou o prefeito Dr. Raimundinho.


E por fim o Blog ouviu um aluno que não quis se identificar, e deixou claro que a situação é delicada:

“as dificuldades com que se passa o colégio e lastimável, banheiros danificados, janelas e portões, janelas e cadeiras quebrada. Às vezes falto o lanche, a nossa escola merece passar por reformas logo”.

O prefeito Dr. Raimundinho está certo, a Promotoria de Justiça da Comarca de Esperantinópolis precisa acompanhar esse problemão.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

17 Comentários

  1. E LAMENTAVEL ESSES POLITICOS NÃO PENSAM EM ALUNOS E SIM NELES.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. A história não é só essa Carlinhos tem mais coisas q vc precisa relatar nessa postagem sobre o João almeida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Lastimável essa situação para uma escola de nome significativo na região, pois conheci o CE João Almeida quando era uma excelente escola, basta pensar nos vários filhos de Esperantinópolis que já passaram por essa escola e hoje se destacam nas universidades onde estudam e nos já graduados que dão hoje a sua contribuição na própria cidade e em outras localidades.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. é facio falar do veriador chico jovita mas ele nunca foi diretor de escola não

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. porq será que tem tantos comentários removidos?

    ResponderExcluir
  11. Fico triste, em presenciar esta referida escola, nesta péssima situação, pois quando fui gestor na URE, na regional de Pedreiras, período 2005 e 2006, era uma unidade de educação, que servia como modelo para as demais. Prof. Nascimento, que está vereador em Lago da Pedra.

    ResponderExcluir
  12. carlinhos para de remover os comentarios deixa o povo falar a verdade e posta esse por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quem concorda com o comentário aí de cima pede para o carlinhos postar os comentários removidos tmb.
      POSTA CARLINHOS!

      Excluir
  13. posta de volta os comentarios carlinhos o povo merece saber a verdade que tipo de jornalismo é o seu estamos em um país democratico posta deicha o povo tirar suas conclusões

    ResponderExcluir