Compartilhe essa Notícia:

Ontem, 17, o Blog do Carlinhos aproveitou a presença do Major Maurício, comandante da 10ª Companhia Independente de Pedreiras, na Câmara de Vereadores de Pedreiras, para entrevistá-lo sobre reclamações recorrentes de cidadãos nas abordagens policiais e a situação da segurança na cidade.

Carlinhos – Major Maurício, a polícia militar tem sido muito criticado em relação à abordagem policial, algumas pessoas denunciam que nesses momentos alguns PMs agem com truculentos, gostaria que o senhor respondesse a essas críticas da população.

Major Mauricio – Nós da 10ª CI estamos abertos para receber críticas, uma coisa é a pessoa que critica e a outra é ela se sentir ofendida e tomar as ações legais. Veja, desde o dia que chegamos aqui, em Pedreiras, temos orientado o nosso pessoal sobre como deve agir na abordagem policial ao cidadão, e a até mesmo, a um meliante conhecido; mas essa minha orientação não é novidade para os nossos policiais, ele já tiveram essas orientações durante o treinamento, quando se tornaram policiais. Sobre isso, uma coisa importante, precisamos observar: em muitas oportunidades as pessoas que são abordadas não gostam da abordagem. Elas nos criticam, mas não se referem em nada sobre o objeto da abordagem; não mostra o outro lado da história, foram abordadas, porque havia algo de errado, apontam nossas falhas, mas esquecem de admitir que estavam incorrendo em algum erro. Ainda assim, nossas orientações são para que a tropa trate as pessoas com o devido zelo. E se alguém se sentir prejudicado, pode se dirigir à delegacia, registrar uma ocorrência contra o policial ou, então, na própria Companhia, onde recebemos todos, indistintamente, através da denúncia formalizada nós tomamos as devidas providências.
Major Maurício ontem na Câmara de Vereadores de Pedreiras (MA)
Carlinhos – Em suas atribuições como Comandante da 10ª CI, o senhor já constatou algum fato que realmente provou que policiais militares agiram com truculência nas abordagens?
Continua...
Major Maurício – Sim, mas não foram policiais, foi apenas um policial que cometeu esse delito; esse militar foi devidamente e exemplarmente punido. Nossa missão é proteger a sociedade e não causa violência; mas também não vamos culpar a tropa inteira por causa de um único infrator. E nós do 10ª CI também não podemos passar a mão na cabeça de ninguém;  temos que zelar pelo serviço que prestamos a sociedade; é claro que nos mais variados setores, nós temos os bons profissionais e os maus profissionais; pode existir um mau policial no meio de nossa tropa que não haja com suas devidas responsabilidade, nesse caso, na medida do possível, assim que tomamos conhecimento, tomamos medidas contra esse policial. O policial quando faz uma abordagem ele tem a obrigação de ser educado; em relação à pessoa que afirma que foi vítima de alguma truculência policial, que teve seus direitos lesados, sugiro que busque os direitos necessários para que seja provido. O Cidadão que sofreu uma abordagem truculenta de um determinado policial pode perfeitamente, como cidadão, procurar o Ministério Público, a delegacia e a 10ª Companhia, esses são alguns órgãos que também zelam pelos direitos do cidadão.

Carlinhos - Como cidadão deve agir no momento em que foi abordado por um policial militar?
Major Maurício - Imagino que esse seja um momento tenso, o cidadão pode está com algum problema com o veículo, documentos atrasados, sem capacetes; sugiro que mantenha a calma, coopere com os policiais, apresente os documentos. Entenda que os policiais não são seus inimigos, prestam um serviço importante a sociedade.

Carlinhos - Para finalizar, uma mensagem para o cidadão de Pedreiras que nesse momento está muito assustado com a escalada da violência na região.


Major Maurício - Nós reconhecemos que o cidadão está assustado, até porque aconteceram quatro homicídios na cidade, mas nós sabemos que esse problema não é só de Pedreiras. Uma coisa é importante frisar: esses crimes não são praticados por policiais, são praticados por pessoas que vivem à margem da sociedade; o nosso esforço são para que a sociedade seja assistida; não temos medido forças ou economizado para proteger a sociedade da ação dos criminosos. O criminoso, quando comete crime ele não tem preocupação nenhuma com a existência da polícia; para enfrentá-lo nos temos hoje um diferencial muito importante: a segurança da cidade foi reforçada com muitas viaturas na cidade, como efetivo aumentado; é claro que se a gente fosse mensurar o montante que precisaríamos para atender toda a demanda, o número seria bem maior, mas o que disponibilizamos é esse, e o que o Estado oferece é esse. Todos os recursos disponíveis que temos são usados para garantir a segurança do cidadão e coibir a criminalidade.
________________________________
Imagens do domingo

O casal reclama da abordagem policial no início da noite do último domingo. De acordo com essa senhora, o PM se dirigiu a ela com palavras de baixo calão
Sarj

Repórter Francinete Braga entrevista o PM que comandou a abordagem policial.,
Sargento Carlos nega que tenha ofendido o casal, e afirma que eles ficaram nervosos pela abordagem já que a documentação da moto em que trafegavam está atrasada. 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

4 Comentários

  1. Carlinhos, eu quero fazer uma pergunta ao Comandante da PM. Mais antes quero parabenizar a PM pelos seus relevantes serviços prestados a sociedade. Eu gostaria de saber como anda os PARENTES bem próximo dos policiais que andam abertamente em Pedreiras pilotando motos sem habilitação, eles tem liberdade de andar sem esse documento? Porque eu vejo eles andando abertamente e se observa que andam tranquilos sem medo de BLITZ policial, ou seja na certeza que não serão abordados. Como fica essa situação comandante? Eu não tenho dúvidas, a maior parte dos policiais sabem que essas pessoas não tem habilitação. um abrs Carlinhos. Vamos acabar com esse corporativismo que é uma praga nas Instituições públicas de nosso país.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO PLENAMENTE COM O AMIGO ANÔNIMO CONHECIDO POR TRAZ DO ANONIMATO, KKKKKKK...
    NÃO SEI SE O MAJOR IR LER AQUI ESSA POSTAGEM MAIS SEI QUE MUITOS TALVEZ PODERÃO LER, SOMOS SABEDORES QUE TEM MUITOS PM QUE USAM DO ABUSO DE AUTORIDADE, DA IGNORÂNCIA E DA FALTA DO CONHECIMENTO DOS DIREITOS DO CIDADÃO, COMO O FATO QUE EU PRESENCIEI UNS DIAS ATRAS EM FRENTE A IOVESA, AQUI NO BAIRRO DO ENGENHO, UM PM ABORDOU UM RAPAZ QUE ESTAVA EM UMA MOTO TITAN 150 COM SUA NAMORADA, OS MESMOS QUE RORAM ABORDADOS NÃO ESBOÇARAM NEM UMA REAÇÃO ATÉ PORQUE FORAM GENTIS, POREM O PM QUE O ABONDOU PEDIU QUE ELE APRESENTASSE OS DOCUMENTOS DO VEICULO E ASSIM FOI FEITO MAIS QUE PENA O MESMO NÃO TINHA HABILITAÇÃO, NESSE CASO CONCORDO PLENAMENTE QUE OS MESMO DEVERIAM TER SEU VEICULO APREENDIDO E REMOVIDO AO PATIO DO DETRAN OU DA DELEGACIA POR UM AGENTE DE TRANSITO, UM SOLDADO DA PM OU UMA OUTRA AUTORIDADE DEVIDAMENTE HABILITADA, OU ENTÃO PELO GUINCHO QUE NO CASO NÃO TEMOS AQUI EM NOSSA CIDADE, POREM O MESMO CONDUTOR PODERIA PEDIR A UM PARENTE OU AMIGO HABILITADO, QUE CONDUZISSE SEU VEICULO ATE SUA RESIDENCIA OU AO LOCAL PARA ONDE ESTIVESSE INDO E ISSO NÃO O IMPEDIRIA DE SER AUTUADO, POR NÃO PORTAR OS DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS, SÓ QUE O PM AO OUVIR O RAPAZ NÃO QUIZ SABER DE CONVERSA, FOI LOGO METENDO A NÃO NOS PEITOS DO RAPAZ E PUXANDO-O DE CIMA, TOMOU A CHAVES DO CONDUTOR QUE ISSO É ILEGAL POIS FICA A CRITÉRIO CO MESMO DA DE BOA VONTADE,E MONTANDO NA BENDITA SEM O USO DEVIDO DO CAPACETE CONDUZIU ATE O PATIO DA CIA, TOTALMENTE ERRADO. UM TOTAL DESPREPARO POIS A POLÍCIA É UM SERVIDOR PUBLICO QUE DEVE E TEM DE TRANSMITIR SEGURANÇA A POPULAÇÃO, TRATANDO-A COM RESPEITO PARA QUE SEJA RESPEITADA, HONRANDO SEU TRABALHO E FAZENDO JUS DO SEU JURAMENTO FEITO DURANTE SUA FORMAÇÃO. AH E ELE DEVERIA RESPEITAR OS VAZEIROS TBM E PAGAREM AS PASSAGENS DELE POIS AS PASSAGENS SÓ SÃO GRATUITAS QUANDO OS MESMOS ESTÃO EM SERVIÇO. E ELE SE PREVALECEM USANDO DE MÁ FÉ DOS POBRES TRABALHADORES. CUMPRIR E FAZER CUMPRIR. SEI QUE TAMBÉM TEM SUAS BOAS ATUAÇÕES TAMBÉM CONVENHAMOS QUE NEM TUDO É NEGRO NO QUE SE DIZ A RESPEITO DA ATUAÇÃO DA POLICIA POIS CONHEÇO UM PUNHADO DE BONS POLICIAS AI, COMO POR EXEMPLO: DANIEL, SILVA, SANTOS, DENTRE OUTROS. E QUERO TAMBÉM DEIXAR MEUS DEIXAR MEUS PARABÉNS POR OUTRO BONS SERVIÇOS POIS NÃO DEVEMOS AQUI DENEGRIR TODA UMA CIA POR UNS QUE TENTAM DE FORMA DIRETA OU INDIRETA FAZER COM QUE ISSO ACONTEÇA.
    CABO 52

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já presenciei abordagens assim também, até desconfio quem seja o policial, infelizmente há policiais com essa postura e conduta dentro da instituição, que mesmo o cidadão compreendendo que estava errado e sendo educado durante a abordagem acaba sendo ofendido e desrespeitado pelo policial ou agente responsável pela fiscalização, são esses policiais ou agentes que deveriam ser denunciados pelo cidadão logo após a abordagem, dessa forma, com o tempo, alguma coisa deve mudar. Agora se o cidadão acha ruim, não procura seus direitos, e depois só critica a ação da policia na TV, no jornal, em blogs fica difícil. Denunciem! Façam como o Major falou na entrevista, as portas do quartel estão abertas, do ministério público também. Conheço vários policiais bons, que não deveriam ser alvos de tantas críticas, que sabem tratar bem as pessoas. Já fui abordado algumas vezes, em uma dessas abordagem, fiz um elogio ao policial por causa de sua postura e educação no momento da abordagem, que raramente aquilo acontecia, e ele olhou meu nome na habilitação e me respondeu da seguinte forma: "Sr. André, não tem segredo, todos nós policiais aprendemos como se deve tratar as pessoas, infelizmente alguns policias trazem a arrogância consigo de dentro de sua casa, pois foi educado daquela forma e mesmo depois de ter passado por um curso de formação e aprendido o certo não muda sua postura por achar que tratar as pessoas com educação talvez ele esteja demonstrando algum tipo de fraqueza. Pelo contrário, isso demonstra preparo e sempre que faço uma abordagem me coloco no lugar do cidadão e o trato da maneira que eu gostaria de ser tratado."
      Fica a dica aos demais policiais.

      Excluir
  3. tem um palhaço em poçao de pedras q se esconde atrás de uma fada da pm ;q ele pinta e boda por q ele é parente do major

    ResponderExcluir