Compartilhe essa Notícia:

Mudanças no 1º escalão

A governadora Roseana Sarney (PMDB) já comunicou a sua equipe que, se decidir permanecer no cargo até o fim do mandato - o que parece ser o seu caminho mais provável -, fará mudanças na cúpula das principais secretarias a partir de abril. A intenção da chefe do Executivo é substituir os titulares das pastas da Segurança Pública, Saúde, Infraestrutura, Educação, Gestão e Previdência, Fazenda e Articulação Política, já que seus titulares vão deixar os cargos para disputar mandato eletivo em outubro. No início de janeiro, depois de um aviso geral no fim do ano passado, dado pela Casa Civil, a governadora determinou que todos os secretários colocassem seus cargos à disposição. A orientação visava alcançar principalmente os secretários pré-candidatos, para que se manifestassem logo a respeito dos seus projetos de candidatura. Em meados de fevereiro, a partir de um ofício-circular do secretário-chefe da Casa Civil, João Abreu, todos os secretários colocaram seus cargos à disposição da governadora, de modo a deixá-la à vontade para fazer as alterações que desejasse na equipe. Ou deixar o campo aberto para o seu sucessor, caso decidisse sair para disputar o Senado. Em conversas reservadas, Roseana tem dito aos seus interlocutores que se permanecer no governo preencherá os cargos com nomes sem qualquer relação com os secretários que saem. Sua determinação é, em ficando, manter a máquina em ritmo acelerado de trabalho até o dia 31 de dezembro.
Continua...

Desejo

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), deu mostras ontem, pela primeira vez, do que realmente pretende em relação a uma eventual eleição indireta de governador. Ao frisar várias vezes que tem apoio incondicional dos colegas que o elegeram ao comando da Casa, demonstrou também desejo de assumir o governo até dezembro, em caso de afastamento da governadora Roseana Sarney. Mas frisou que não conversou sobre o assunto com a governadora Roseana Sarney bem com o secretário Luis Fernando Silva.

Reajuste

O Governo do Estado realizará, sexta-feira (14), o pagamento do reajuste salarial, em folha suplementar, de todos os professores da rede estadual de ensino, referente ao mês de janeiro. O índice de reajuste é de 8,32%, e o pagamento em folha suplementar ocorre porque a regulamentação do reajuste foi feita na segunda quinzena de fevereiro - retroativamente a janeiro - quando a folha do mês já estava fechada. O reajuste referente ao mês de fevereiro será pago junto com os salários do mês de março.

Eleição no MP I

O Ministério Público do Maranhão (MPM) encontra-se em clima de campanha eleitoral. Procuradores e promotores de Justiça irão às urnas no dia 26 de maio para eleger lista tríplice da qual sairá o procurador geral de Justiça para o biênio 2014/2016. Os três nomes serão encaminhados ao chefe do Poder Executivo, que tem a prerrogativa de escolher e nomear o novo chefe do MPM.

Eleição no MP II

A eleição do novo procurador-geral de Justiça ocorrerá em São Luís, Imperatriz e Timon. De acordo com a resolução, podem ser candidatos somente os integrantes da carreira, em atividade, com mais de 10 anos de exercício funcional, e que se inscrevam até as 18 horas do dia 9 de maio. Nos bastidores do MPM é dado como certo que a procuradora-geral de Justiça, Regina Rocha, será candidata a mais um mandato.

Destino...

Já cassado e mantido no cargo apenas por uma liminar, o vereador Beto Castro (PRTB) praticamente selou o seu destino ontem no Tribunal Regional Eleitoral. Os membros do TRE julgaram improcedente a sua tentativa de afastar do caso o relator Daniel Blume e a desembargadora Alice de Souza Rocha. E ainda multaram o parlamentar em R$ 5 mil por litigância de má-fé, por ter questionado os juízes do Pleno sem apresentação de argumentos plausíveis.

...selado

Beto Castro foi cassado em primeira e segunda instância na Justiça Eleitoral sob acusação de usar documentos falsos para disputar as eleições de 2012. E se mantinha no cargo apenas por uma liminar, concedida pelo desembargador Froz Sobrinho, até que o TRE julgasse seus Embargos de Declaração. Mas ao levantar suspeição infundada sobre os membros do Pleno, acabou selando o destino no julgamento destes recursos, previsto para amanhã.

Sem empecilho

Não há mais qualquer recurso que o vereador Beto Castro (PRTB) possa usar para evitar a retomada do julgamento dos embargos de declaração contra sua cassação. E não houve qualquer outro tipo de ação que impeça esse julgamento. O último recurso de Castro contra a confirmação de sua cassação deverá entrar na pauta do tribunal amanhã.

Contrariados

Há presidentes de partidos do grupo de oposição que estão contrariados com a postura do presidente do PCdoB no Maranhão, Márcio Jerry. O homem “forte” de Flávio Dino nessa seara é quem anda convocando os presidentes das legendas para uma reunião de atualização do cenário político estadual. Esses chefes partidários não estão gostando nem um pouco de serem convocados por Marcio Jerry.

Para elucidar

O secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, determinou à Polícia Civil mais rigor na investigação para elucidar a morte do vereador Paulo Lopes (PT), de Governador Nunes Freire. Ele faleceu no Socorrão I, na manhã de segunda-feira. Ainda no mesmo dia, o secretário recebeu uma comitiva de vereadores daquele município acompanhada do presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro.

Quase líder

O vereador Osmar Filho (PSB) destacou, em discurso, a retomada do programa Leite na Escola, pelo prefeito Edivaldo Júnior (PTC). O parlamentar fez na tribuna o papel do líder do Governo, vereador (PT), reforçando a suspeita de que poderá assumir essa função na Câmara. Em tempo: o programa foi iniciado na gestão João Castelo (PSDB), suspenso e agora retomado pelo prefeito Edivaldo Júnior.

E MAIS

Vários deputados federais manifestaram apoio ao projeto do ministro Gastão Vieira de eventualmente entrar na briga pela vaga de candidato ao Senado.

O senador Lobão Filho, por outro lado, recebeu manifestações de apoio de vários prefeitos, afirmando a todos que está pronto para ser candidato.

O secretário Fábio Gondim (Gestão e Previdência) está confirmado no PT e se prepara para deixar o cargo para ser mesmo candidato a deputado federal.

O psicólogo João Marcelo Sousa, que há muito assessora o senador João Alberto, será um dos quadros do PMDB na disputa para deputado federal.

A corrida eleitoral entrou definitivamente na pauta e já está agitando mesmo a classe política.

Coluna O Estado Maior

Jornal O Estado do Maranhão
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. essa senhora parece que não sabe viver sem se governadora do maranhão dão sossego para esse povo roseana sarney peça licença pelo amor de deus não tem quem aguente mais

    ResponderExcluir
  2. Esse câncer tem metástase

    ResponderExcluir
  3. Roseana Sarney, a grande liderança do maranhão vai promover a um dança no Secretariado e isso é muito correto no sistema administrativo e de gestão de governo. Todo chefe do Executivo sabe realmente a hora certa de realizar as alterações e fazer as mudanças necessárias.

    ResponderExcluir