Compartilhe essa Notícia:

O juiz da 2º Vara de Justiça de Pedreiras, Dr. Cristóvão Barros, enviou um pertinente comentário ao Blog, onde teceu algumas ponderações sobre os lamentável fato ocorridos, ontem dia 19, em Poção de Pedras. Dr. Cristóvão aponta, em sua visão, alguns fatores que favorecem a escalada da criminalidade no município, bem como em toda a região.

Dr. Cristóvão Barros:

Meus sinceros pêsames à família do meu amigo MIGUEL, vítima de latrocínio, um dos mais hediondos dos crimes descritos em nossa lei penal. Mas, porque em Poção de Pedras? Onde até pouco tempo podia sair a deixar a casa aberta sem medo de que alguém adentrasse e furtasse qualquer coisa? Tudo, no meu entender, deriva da nossa sociedade de consumo, onde todos querem os objetos de desejos – veículos, roupas de grife, tênis, smartphones, boa vida – sem ter uma renda honesta que cubra tais gastos, parte para tirar dos semelhantes através do furto e do roubo.

E nossa Polícia, que está aí para prevenir (Polícia Militar) e para investigar a existência e os autores de crimes (Polícia Civil), tem culpa? Não. Se olharmos para nossa cidade temos três ou quatro policiais militares, número absolutamente insuficiente para cobrir sequer nossa cidade (e temos ainda o grande território com dezenas de povoados na zona rural). Esses três ou quatro policiais, como qualquer outro servidor público, cumprem horários, têm descansos semanais, feriados, o que na prática não sobra sequer um policial por dia para vigilância em nossa cidade.
Continua...

E a Polícia Civil? Simplesmente não existe em nossa cidade. Até onde sei, antes das lotações do último concurso, não havia um só agente investigador, um só Delegado de Polícia, um só escrivão. Como investigar e entregar bandidos à Justiça?

Assim, Poção de Pedras é o paraíso dos bandidos violentos, assassinos, assaltantes, pois sabem que a Polícia – Civil e Militar – não tem homens e mulheres suficientes para coibir as ações criminosas e nem para investigá-las. Aos poucos policiais existentes, quando existem, não são dadas as condições de trabalho exigidas para o bom desempenho da função: veículos e combustíveis, computadores, impressoras, satisfatória rede mundial de computadores, smartphone e tablets com acesso à internet, equipamentos para escuta telefônica e agentes especializados em informática, instituto de criminalística (só existe na capital), etc.

Pela deficiência do Estado em dar segurança aos cidadãos, é que o povo brasileiro, quando foi consultado sobre a venda de armas de fogo, com maioria ampla fez a sua aprovação. E aprovaria a utilização de armas de fogo generalizadamente, para pobres e ricos, pois hoje os primeiros estão sem o direito de portá-las, seja pelo alto custo, seja pela burocracia impeditiva.

E se o ESTADO não tem como dar segurança ao cidadão pobre, como impedir este de ter consigo uma arma de fogo para defender a si e a sua família. E não venha com o argumento de que em nada ajudaria, pois tenho certeza que meu amigo MIGUEL, em vez da pequena faca, tivesse um revólver, teria deixado esse bandidos mortos, e talvez tivesse com vida entre nós, e não conseguisse nem ele e nem seus familiares diriam que o Estado, que não cuida dos bandidos, pelo menos não o colocou indefeso em frente dos mesmos.

Assim, MIGUEL não será o único mártir desta história de sangue e horror em nossa cidade, mas ficará no coração de todos nós pela coragem que teve de defender o seu lar, a sua família, ainda que impedido de fazê-lo em igualdade de condições com os bandidos por expressa proibição do Estado ineficiente.

Segue em paz MIGUEL, Deus te receberá no Paraíso.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

20 Comentários

  1. Concordo, ainda que em partes doutor. Além do número de policiais insuficientes, outro fator notório para que barbaridades ocorram é exatamente a impunidade.Temos um código penal ultrapassado, se não me engano de 1940. A sociedade mudou, o senhor mesmo mencionou quando colocou sociedade de consumo .É lógico que nossos políticos já deveriam ter pensado em formar de acordo com a realidade que estamos inseridos. A violência que hoje assola o Brasil, principalmente o Maranhão é fruto de vários fatores;entre eles está a desigualdade social e a certeza de impunidade por de nossas leis.

    Jean Medrade silva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo jean, você como sempre dizendo o correto. Alguém lembra do ocorreu recentemente em nossa cidade??? . Um cidadão foi preso e menos de 2 horas já estava solto. DE quem é a culpa???. com o próprio jean falou, são leis que foram feitas para protegerem bandidos e não cidadão honestos.

      Excluir
  2. A violência se tornou rotina em nossa região, aqueles crimes que nós cidadãos costumávamos ver nas grandes cidades através dos meios de comunicação, passamos a presenciar ao vivo em nossa região já a algum tempo. Ao meu ver, é a impunidade, como frisou a própria autoridade do Judiciário Estadual, quando fala da Polícia Judiciária sem Rh e muito menos sem o aparato tecnológico para apurar e investigar os crimes, e todos nós sabemos que para a justiça sem provas cabais os fora das leis não cumprem penas, e ainda mais, quando se tem provas a justiça passa dez anos para dar uma resposta a sociedade. É muito difícil a situação dos cidadãos simples desse país, porque autoridades e quem tem poder aquisitivo dificilmente são importunados por bandidos, a prova são os crimes, ex; Roubo de motos, vendedor de jóias que não chega a ter muito dinheiro, enfim o cidadão simples trabalhador que esta a mercê dos bandidos. Um abrss blogueiro, e vamos ORAR.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em Poção de Pedras, estamos vivendo a impetuosidade da criminalidade cidadão morre na dependência de sua própria casa. Vitima de assaltante, onde vamos ter segurança e a vida do cidadão que morreu será que alguém é capaz de devolve-lo, jamais. Não tem dinheiro para abastecer a viatura que estar no galpão da casa do atual Prefeito... só não falta dinheiro para o atual prefeito se divertir no Rio de Janeiro com seus familiares....
    Violência e a agressividade de forma e excessiva que resulta em morte ou trauma psicológico. A violência se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos, preconceito, assassinato, fome, etc.
    Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (manifestação da própria cultura) e políticos (participação política, voto).
    Um dos principais fatores que gera a violência urbana é a péssima administração desordenado da cidades. Como consequência surgem graves problemas sociais como fome, miséria, desemprego e marginalização, que associados à ineficiência das políticas de segurança pública contribuem para o aumento dos atos de violência. E a falta de policiais para fazer a segurança da população.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está desinformado ou não conhece a história de Poção, pois até prefeito já foi violentamente assassinado. E o atual prefeito está é em busca de mais uma viatura policial pra nossa cidade. Sabe de nada inocente.

      Excluir
    2. Outra viatura!!!. Deveria ao menos manter a única que tem. E solicitar mais pms pra cidade . A PM vive mendigando a viatura da polícia civil e mendinga combustível com o prefeito.

      Excluir
  4. Particularmente, discordo em partes do comentario de Dr. Cristovão em relaçao ao ocorrido, quando menciona que os policiais não tem culpa. De fato, "culpa" eles não tem. Mas o que esperar de policiais que quando são acionados para cumprir o papel dado a eles, se ACOVARDAM e só aparecem nos locais dos crimes quando as situações são apaziguadas? (...) Se eles se encontram em condições precárias que dificultam o cumprimento do papel que vos cabem, porque os mesmos quando reividicam melhorias de salário não incluem em suas reividicações um número maior de frota, melhores armamentos, melhorias nos veículos e vários outros aspectos que possam favorecer o cumprimento de seus papéis? Não é se "acomodando" com estas situações precárias para a prestação de serviço à população, que as coisas se resolvem. Será necessário morrer mais pais de famílias para medidas serem tomadas? É hora de nos unirmos. Quem sabe unido essas duas forças (população e policiais) na busca de melhorias conseguiremos resultados satisfatórios. Pois perder um membro da familia desta forma, é uma dor inexplicável!

    ResponderExcluir
  5. CORCORDO COM A APINIÃO DO DO DR. CRISTOVÃO, E ACRECENTO A MINHA.
    ALEM DE TUDO A QUESTÃO DE SEGURANÇA PRECARIA DOS MUNICIPIOS DA REGIÃO MÉDIO MEARIM É A NÃO VALORIZAÇÃO DA POLICIA, QUE NÃO TEM NEM UMA CONDIÇÃO DE TRABALHO POR PARTE DAS PREFEITURAS, QUANTAS VEZES JÁ PRESENCIEI POLICIAIS ATRÁS DE RECEBER NOTAS PARA CONBUSTIVEIS, OS GESTORES PENSAM, ACHAM E MUITOS DIZEM QUE A POLICIA SÓ DA DESPESA PARA O MUNICÍPIO, SABE POR QUE? PORQUE ELES NÃO PRECIZAM E NEM DEPENDEM DO SERVIÇO DA POLICIA, TEM SEGURANÇA PARTICULAR, VIGIA DIA E NOITE NA PORTA DE CASA, OS FILHOS E ESPOSAS MORAM FORA COM TODA SEGURANÇA QUE O DINHEIRO PODE COMPRA. NÃO TEM O MENOR INTERRECE EM CONTRIBUIR, PEDINDO PARA O ESTADO MELHORIAS PARA A REGIÃO, NA VERDADE SÓ SABEM PEDIR É VOTO, ISSO ELES SABEM.
    COMVOCO A POPULAÇÃO A USAR ESSE INTRUMENTO DE LIBERDADE ( CHAMADO DE BLOG DO CARLINHO) PARA COMENTAR SUA OPINIAÕ É EXIGIR DESSES GOVERNANTES (MUNICIPAIS, ESTADUAIS) QUE SE DENTRO DE 15 DIAS NOSSA CIDADE NÃO TIVER UM MAIOR NUMERO DE POLICIAIS, CARRO, E RONDA NOTURNA. NOSSO VOTO PRA DEPUTADO E GOVERNADOR VAI SER E NULO. PARTICIPE POR FAVOR. EM NOME DE UMA VIDA QUE SE FOI(SNº MIGUEL QUE A SUA MORTE NÃO FIQUE IMPUNIR, QUE DEUS LHE RECEBA, E QUE OLHE POR NÓS.

    INDIGNADA.

    ResponderExcluir
  6. que eu saiba ele foi em busca de mais um carrão para esbanjar. E se amostrar para os bestas babaca

    ResponderExcluir
  7. TUDO É REFLEXO DE UMA ADMINISTRAÇÃO INCOMPETENTE , NEGLIGENTE E, POR QUE NÃO DIZER, "CONIVENTE"? ABRAM OS OLHOS, POVO DE POÇÃO DE PEDRAS, FAÇAM UMA RETROSPECTIVA DO INÍCIO DESSES CASOS QUE VEM ATERRORIZANDO A CIDADE. UM ANÔNIMO AÍ FALOU ATÉ DO CASO DE MORTE DE PREFEITO, MAS VALE LEMBRAR QUE ESSA MORTE OCORREU EM SÃO LUÍS E NÃO AQUI. SEGUNDO O QUE SEI, O QUE ACONTECEU NESTA CIDADE FORAM CASOS ISOLADOS E SOLUCIONADOS, NÃO ESSAS BARBARIDADES QUE ESTÃO OCORRENDO DE UNS TEMPOS PARA CÁ.

    ResponderExcluir
  8. SEBE DE NADA INOCENTE, A BRIGA PELO PODER E A ORDEM PARA MATAR SAIRAM DE PESSOAS DAQUI.

    ResponderExcluir
  9. Meu povo abram os olhos não dar mais continuar com esse casca ,sabemos que o erro dessa pessoa estar sendo prefeito foi culpa nossa , digo isso, por que tbm votei nele,e me arrependo amargamento , mas tbm sei que se nós erramos por colocá-lo na prefeitura o erro pior está sendo hj da camara de vereadores que preferem ser representante do casca do que do povo,agora sei tbm que a solução tbm estar em nossas mãos, não podemos mais votar no casca e nesses vereadore que nada fazem por nós, Poção é nosso e não apenas desses vereadores e de seus famíliares, não apenas do casca e de seus famíliares de uma meia dúzia que vive ao seu redor, tipo sonia, zé nilto , edna do cicero de Brito amparo e outros mais que ficam tripudiando de nossas caras, vivemos sem saúde , sem segurança e sem educação, vamos dar um basta nisso, só pra lembrar o finado Borges foi morto em são luis e não foi nas mesmas circunstancia do senhor miguel,foi assinado assim como assassinaram o senhor miguel,mas não pelo mesmo motivo, e quando aconteceu a morte do Borges também apareceu um circo aqui bem próximo do fato ocorrido na época, quem se lembra?

    ResponderExcluir
  10. SE O MARANHÃO ESTÁ ASSIM E, PRINCIPALMENTE O POÇÃO, A CULPA SERIA DE QUEM? CONSUMISMO? FALTA DE EDUCAÇÃO? FALTA DE BONS EXEMPLOS? IMPUNIDADE? PENSO QUE TUDO OCORRE PORQUE HÁ MARGEM PARA ISSO. UMA PALAVRA BASTA PARA O BRASILEIRO, COMODISMO!!!!!!!!!! POR QUÊ? POR QUE VOTAMOS NAS PESSOAS ERRADAS. NÃO SELECIONAMOS OS NOSSOS GOVERNANTES. SOMOS BOIADA MANSA. O POLICIAL FEZ UM CONCURSO PARA DEFENDER A POPULAÇÃO E POR QUE NÃO A DEFENDE? NÃO ME VENHAM COM DESCULPAS. ELE ABDICA DE SEUS GANHOS MENSAIS? ACHO QUE NÃO. SE O GOVERNO NÃO EQUIPA AS DELEGACIAS, DE QUEM É A RESPONSABILIDADE PARA COBRAR ISSO DELE? O POVO. PREFEITO, OS VEREADORES. QUEM DISSE QUE A NOSSA RESPONSABILIDADE TERMINA NO VOTO? SE ESSE PREFEITO NÃO FAZ O DEVER DE CASA NEM OS VEREADORES TRABALHAM PARA QUEM OS ELEGEU, QUE É A POPULAÇÃO, O QUE SE DEVE FAZER? ESPERAR QUE PELA VONTADE DE GENTE CORRUPTA? DEIXAR QUE A IMPUNIDADE SE CONSTRUA COMO UMA FATALIDADE? SENHOR QUE BRASILEIROS CIDADÃOS SOMOS NÓS? ESPEREMOS UM MILAGRE! CLARO QUE TEMOS AS DESIGUALDADES, MAS DESCULPAR CRIMES ASSIM É DESCONHECIMENTO DE CIVILIDADE. O QUE ESSES CRIMINOSOS MERECEM? SEREM PUNIDOS OU DESCULPADOS PELAS LEIS DE CONSUMO E FALTA DE BASE DA SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS? FOSSE ISSO, TODOS SERÍAMOS BANDIDOS. BANDIDO PRECISA SER TRATADO COMO BANDIDO NESTE PAÍS DE POUCO CASO!

    ResponderExcluir
  11. A governadora anda dizendo q formou 1800 pms, mentira dela. E a 10 cia q era p ter 40 novos soldados e nao teve p problemas do concurso, sem falar q 40 pms p 14 municipios, é brincadeira.

    ResponderExcluir
  12. Paz para todo o município de Poção de Pedras e também para a região.

    ResponderExcluir
  13. CONCORDO COM O COMENTÁRIO DO DR. CRISTOVÃO A NOSSA CIDADE SEMPRE FOI VISTA COMO UMA CIDADE TOTALMENTE ISENTA DE QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA, MESMO SABENDO QUE ISTO OCORRE EM TODO O ESTADO.
    QUANTO A QUANTIDADE DE POLICIAIS QUE TEMOS É UMA VERGONHA PORQUE PELO QUE EU SAIBA POÇÃO DE PEDRAS TERIA QUE TER VINTE E POUCOS POLICIAIS ISTO SÓ MILITAR, E POLICIAL CIVIL É OBRIGADO A TER PORQUE SÃO ELES QUE INVESTIGA OS CRIMES, MAS EU ACREDITO QUE UM DIA NOSSA MARANHÃO VAI TER UM GOVERNO QUE OLHE MEUS CONTERRÂNEOS COM MAIS RESPEITO.
    ATENCIOSAMENTE MIGUEL CARLOS

    ResponderExcluir
  14. meu povo so existe uma solução esta vindo uma campanha ai pois os mesmo q representa as autoridade publica são os mesmos q vão passa na casas nossas pedindo votos vamos bota pra correr de nossas casas debaixo de taca vamos abri os olhos quando aparecer um politico em nossas envez de votar vamos da umas panadas de facão e uns tiros neles q as autoridade vão aparecer so assim podemos mostra nossa indiguinação

    ResponderExcluir
  15. BOMBA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! valney depois de gastar o dimidm das casas popularres de sua região agora junto com seu amigo já gastaro a mentade do dinheiro do hospital e não vai mais sair o resto.......................eu sabia valney com esse salario gastando m.....er e .....

    ResponderExcluir
  16. Essa muita gente ja sabia e vaney em aqui todo mundo ja te conhece

    ResponderExcluir
  17. QUANTO A IMPUNIDADE,O SENHOR PREFEITO ANTES DE SER ELEITO,ENQUANTO CANDIDATO. TEVE UM ARRANCA RABO COM A PRIMEIRA DAMA NA CASA DO SEU PUXA SACO MOR ,ZE FILHO. E NÃO DEU EM NADA.ATE A SOGRA ENTROU NA HISTORIA.E AI MEU POVO??? É UMA TERRA SEM LEI PARA OS RICOS DO GOVERNO E TODAS AS LEIS POSSÍVEIS PARA O POBRE.

    ResponderExcluir