Compartilhe essa Notícia:

O último boletim diário da Secretária de Saúde do Governo do Estado, que trata dos números da Monkeypox (varíola de macacos) no Maranhão, surpreendeu os moradores de Pedreiras ao informar que uma pessoa da cidade está com a doença. 

A notícia deixou os pedreirenses e também moradores dos municípios vizinhos em estado de alerta sobre os cuidados para se prevenirem da doença, alguns inclusive com receio de visitar a cidade, que possui a região central bastante movimentada por visitantes de todo Médio Mearim. 

Até o momento, a cidade com o maior número de casos no estado é São Luís, que já contabilizou 47 pessoas contaminadas. Veja abaixo os dados divulgados pela SES.

Prevenção 

O contato íntimo - que inclui relações sexuais -, de pele com pele, com lesões de pessoas contaminadas, é apontado como a principal forma de transmissão da varíola dos macacos no surto atual, conforme especialistas. 

Porém, medidas como uso de máscaras e preservativos, higienização de mãos e o não compartilhamento dos chamados fômites (objetos capazes de transportar patógenos, como lençóis e toalhas) também podem ajudar a evitar a contaminação. Isso porque, explicam, outras formas de transmissão são conhecidas ou estão sendo estudadas.

Os sintomas mais comuns incluem dor de cabeça, dor nas costas e muscular, linfonodos inchados, arrepios, febre e erupções cutâneas. 

Vale destacar que o risco de transmissão da doença é menor que o da covid-19.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários