Compartilhe essa Notícia:

Reconhecendo a situação de emergência nos municípios maranhenses atingidos por chuvas intensas, os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, das Comunicações, Juscelino Filho, e o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Hildo Rocha, estão nesta terça-feira (21), no Maranhão, sobrevoando áreas que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias.


Inicialmente será feita uma vistoria na cidade de Santa Luzia, onde um deslizamento de terra deixou dois mortos. Na sequência, será realizado sobrevoo às cidades de Trizidela do Vale, Pedreiras e Barragem das Flores.

No aeroporto de Bacabal, onde pousou,  a comitiva foi rececionada pelo prefeito Edvan Brandão, vice-prefeita Graciete Trabulsi, deputado estadual Davi Brandão e  vereadores, além de autoridades de outros municípios da região.  


Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, cerca de 400 famílias estão desabrigadas e 340 desalojadas. Seis pessoas morreram devido às fortes chuvas, sendo duas em Santa Luzia, três em Açailândia e uma em Arame.



O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto, destacou a importância da resolutividade das ações, que têm sido possíveis graças à criação do Comitê Gestor de Prevenção e Assistência às Populações Vítimas das Chuvas (CPAV).


“O Corpo de Bombeiros, por meio da Defesa Civil Estadual, tem cumprido a determinação do governador Carlos Brandão a partir do Comitê Gestor que integra órgãos e secretarias em assistência às populações para que se evite danos severos. Estamos agindo tanto emergencialmente, quanto preventivamente, e temos conseguido”, afirmou o coronel.



Municípios em estado de emergência


O Maranhão totaliza 31 municípios em estado de emergência, as situações foram determinadas por meio de um primeiro decreto estadual na qual foram incluídas as quatro cidades da Grande Ilha, enquanto em um segundo decreto assinado pelo governador foram incluídas mais 20. Em outras nove cidades a situação de emergência foi decretada pelas gestões municipais, incluindo Afonso Cunha e Lago da Pedra, contempladas no segundo decreto estadual.



As 20 cidades incluídas no segundo decreto estadual são: Afonso Cunha; Alto Alegre do Pindaré; Barreirinhas; Buriti; Coroatá; Esperantinópolis; Governador Nunes Freire; Graça Aranha; Grajaú; Lago da Pedra; Pedreiras; Pinheiro; Poção de Pedras; Santa Inês; Santa Luzia; Santo Antônio dos Lopes; São João do Caru; Trizidela do Vale; Tuntum e Zé Doca.


Em estado emergência a partir dos seus próprios decretos municipais estavam as cidades de Jenipapo dos Vieiras; Joselândia; Conceição do Lago-Açu; Viana; São Benedito do Rio Preto; Barra do Corda; Itaipava do Grajaú; Afonso Cunha; e Lago da Pedra.


“Temos mais 20 municípios em estado de emergência nos quais a gente segue acompanhando de perto; todos eles estão sendo assistidos com cestas básicas, primeiros socorros, com ação de realojamento em locais seguros, além do fornecimento de medicamentos e colchões. Irei visitar alguns destes municípios e acompanhar de perto”, assegurou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Célio Roberto.

De acordo com a programação, a comitiva retorna à Bacabal no fim da tarde para conceder entrevista coletiva à imprensa, no aeroporto regional.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Sobrevoar é fácil. Deveriam ir de carro mesmo pra sentir na pele a porcaria q tá as rodovias do Maranhão.

    ResponderExcluir
  2. Tirando fotos e povo sofrendo

    ResponderExcluir