Compartilhe essa Notícia:

Até o momento, seis mortes foram confirmadas e das 38.476 famílias afetadas, 8.099 estão desabrigadas e desalojadas.


O Governo Federal reconheceu a situação de emergência em mais 14 cidades do Maranhão (veja lista abaixo) atingidas pelas fortes chuvas. Até o momento, seis mortes foram confirmadas e das 38.476 famílias afetadas, 8.099 estão desabrigadas e desalojadas.

As portarias que oficializam a medida foram publicadas na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial da União. Com o reconhecimento, os municípios podem solicitar recursos federais para ações de defesa civil.

Os novos municípios reconhecidos em situação de emergência são:

-Açailândia

-Bacabal

-Cantanhede

-Joselândia

-Marajá do Sena

-Nina Rodrigues

-Olinda Nova do Maranhão

-Presidente Vargas

-Rosário

-São Vicente Ferrer

-Tufilândia

-Tutóia

-Santa Luzia

-Vitória do Mearim

Até o momento, 54 cidades do Maranhão já foram reconhecidas pelo Governo Federal como situação de emergência ou de estado de calamidade pública vigente devido a desastres. Em âmbito estadual, 65 cidades já decretaram situação de emergência por causa das chuvas e apenas o município de Buriticupu decretou Estado de Calamidade Pública.

Veja a lista completa abaixo: 



Visita do presidente Lula

No domingo (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma comitiva de ministros, na qual estava Waldez Góes, titular do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), visitaram as regiões de Trizidela do Vale e Pedreiras, uma das mais atingidas pelas fortes chuvas. A comitiva do Governo Federal também foi composta pelos ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência), Jader Filho (Cidades) e Luiz Marinho (Previdência e Trabalho).

Depois de pousar em Bacabal, a comitiva fez um sobrevoo, ao lado do governador do Maranhão, Carlos Brandão, nas áreas mais prejudicadas em Trizidela do Vale e Pedreiras e, na sequência, retornou a Bacabal, onde visitou um abrigo na Paróquia Santa Terezinha.

Fonte: G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários