Compartilhe essa Notícia:

A UNDIME-MA elegeu uma nova diretoria.

A Dirigente Municipal de Educação de Açailândia, Karla Janys Lima Nascimento, foi eleita presidente da Undime Maranhão para a gestão 2023-2025. Yara Raquel Monte Coelho Correa, dirigente de Educação em Santa Quitéria foi eleita vice-presidente. A eleição aconteceu durante o XIX Fórum Estadual Ordinário da Undime/MA, realizado nos dias 26 e 27 de junho, na capital São Luís.

O Fórum teve como tema "Compreendendo a educação pública que inclui e equipara com garantia dos direitos de aprendizagem e qualidade social" e, no decorrer dos dois dias, pautou assuntos como ações, programas e projetos da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação; execução e utilização dos saldos do PDDE; educação integral, indicadores e Censo escolar; Plano de Ações Articuladas (PAR) e o planejamento educacional; os desafios do Ideb das redes públicas de ensino do Maranhão; e o programa Aprender Valor do Banco Central.

O ex-presidente da UNDIME-MA, Marcony Welington, vem respondendo por vários processos por suspeita de desvio de recursos na entidade. Por conta disso, ele não participou do novo pleito da entidade.

Nova diretoria

O processo eleitoral da seccional contou com a apresentação de duas chapas. A vencedora, denominada “Undime: descentralizar e renovar”, segundo explica a presidente eleita, é composta por dirigentes municipais de educação das 19 regionais do estado. "A nossa expectativa é fazer com que a Undime/MA trabalhe em prol das crianças e jovens dos 217 municípios maranhenses. Isso porque, independentemente de onde a criança estude, ela é um estudante maranhense, então ela tem que ter todas as oportunidades para que chegue até ela uma educação pública com qualidade e equidade", disse.

A presidente eleita destacou ainda que os desafios são grandiosos. "No estado do Maranhão, dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, somente 20% deles estão com aprendizado adequado em matemática. Então, temos que colocar urgentemente todas as nossas forças para que possamos avançar. Nesse sentido, a educação precisa dialogar com todas as frentes".

Karla explica que a nova gestão quer buscar parceria com a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e já começou a dialogar buscando o fortalecimento do regime de colaboração por meio dos Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e consórcios para que se construa uma unidade e uma rede de garantia de direitos em todos os municípios.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Espero que o Marcones saia de Poção de Pedras também...

    ResponderExcluir