Compartilhe essa Notícia:

 Representante brasileiro falou ao grupo sobre os esforços do governo brasileiro para promover inclusão digital universal, entre outros temas

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, participou da 9ª Reunião de Ministros de Comunicações do Brics na manhã desta sexta-feira (4). O encontro realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, foi marcado por declarações dos países-membros do grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em torno do desejo de cooperação e troca de experiências em temas como inclusão digital dos povos, digitalização das economias e transformação digital.

Os esforços do governo brasileiro para promover inclusão digital universal a todos os cidadãos foi um dos temas apresentados aos ministros dos demais países-membros por Juscelino Filho. O Programa Norte Conectado, os avanços na implementação do 5G e as mudanças no Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) – que ampliam a abrangência na aplicação dos recursos – foram outros destaques nas falas do ministro.

“A inclusão digital é uma das nossas mais altas prioridades do Ministério das Comunicações. O Brasil está comprometido em prover conectividade universal para todos os seus cidadãos, dentro dos próximos anos, e estamos fazendo investimentos expressivos com enorme progresso em relação a esta meta”, declarou.

Ainda segundo o ministro, à medida que o acesso à internet torna-se amplamente disseminado, a “conectividade universal e significativa” passa a ser um importante foco das políticas públicas de telecomunicações. “Essa conectividade significativa é a chave para uma verdadeira transformação digital da sociedade. O letramento e as habilidades digitais são essenciais para que as pessoas beneficiem-se da transformação digital do governo, da economia e da sociedade”.

Da mesma maneira, a importância da governança da internet (sobretudo no que diz respeito à privacidade e à proteção de dados) e a expansão da pesquisa e desenvolvimento em tecnologias digitais foram assuntos explorados por Juscelino Filho na ocasião, entre diversos outros.

Encontro com ministro chinês

Nesta sexta-feira, o primeiro compromisso do ministro Juscelino Filho foi uma reunião com o vice-ministro da Indústria e Tecnologia da Informação chinês, Zhang Yunming, que reconheceu os avanços brasileiros na implementação do 5G e expressou o interesse em cooperar para o sucesso do país na expansão do uso da tecnologia.

Juscelino Filho afirmou que a China é um “grande parceiro do Brasil” na implantação do 5G e que tem grande interesse na troca de experiências com a China no que diz respeito ao assunto. “Hoje, o Brasil vive um novo momento no que diz respeito à pesquisa, desenvolvimento e inovação. O novo governo está disposto a investir recursos na área de pesquisa. Nos próximos anos, teremos investimentos da ordem de quase R$ 40 bilhões na implantação do 5G”, afirmou.

“Percebemos que o Brasil tem acelerado o processo de implementação do 5G e estamos dispostos a colaborar para a estratégia brasileira de digitalização da economia. Podemos apoiar-nos mutuamente para a construção de think tanks de alto nível”, declarou Yunming.

Os próximos passos do governo brasileiro no que diz respeito à quinta geração de dados móveis, segundo Juscelino Filho, envolvem a redução de preços dos aparelhos celulares que suportam a tecnologia, a fim de impulsionar a popularização do acesso ao 5G em dispositivos móveis para a população de baixa renda. Segundo o ministro, esta é uma determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários