Compartilhe essa Notícia:

Quando realizadas próximas à rede elétrica, as queimadas podem interferir no fornecimento de energia, causando prejuízos para a população.

O número de queimadas no Maranhão registrou um aumento de 32,59% no mês de julho, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Segundo a Equatorial Maranhão, responsável pela distribuição de eletricidade no estado, as queimadas são um perigo para a rede elétrica, podendo interferir no fornecimento de energia.

Em números reais, o aumento das queimadas no Maranhão de foi 1.166 focos, registrado no mês de junho, para 1.546 focos até o dia 23 de julho. Ainda de acordo com o levantamento do INPE, o último domingo (21), foi o dia com a maior quantidade de focos de queimadas no mês, com 263 pontos de queimadas identificadas.

Esses dados colocam o Maranhão em 5° lugar no ranking nacional dos estados mais afetados, com quase 4 mil focos este ano, sendo Balsas a cidade com o maior número de ocorrências no estado, ocupando a lista de municípios com mais focos em todo o país.

Impacto das queimadas na rede elétrica

A Equatorial Maranhão destaca que, os pequenos focos de incêndio podem facilmente sair do controle e resultar em incêndios que causam danos ao meio ambiente e à saúde humana. Além disso, quando realizadas próximas à rede elétrica, as queimadas podem interferir no fornecimento de energia, causando prejuízos para a população e para a distribuidora.

Um levantamento realizado pela Equatorial mostra que, de janeiro a junho, foram registradas 20 ocorrências de grande proporção na rede elétrica do estado, decorrentes de queimadas, número superior ao registro em igual período do ano passado.

O gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Maranhão, Manoel Romeiro, explica que as queimadas, quando realizadas perto da rede elétrica, podem causar curtos-circuitos, interrupções no fornecimento de energia nas áreas próximas ao local afetado.

"Ocorrências desse tipo podem demorar a serem resolvidas, uma vez que o Corpo de Bombeiros precisa acionar nossas equipes para isolar a rede elétrica, permitindo assim uma atuação de forma segura. Somente após o combate ao incêndio é que realizamos a manutenção da rede danificada", informou o gerente.

Além dos inúmeros danos à infraestrutura elétrica e prejuízos materiais, as queimadas trazem impactos negativos ao meio ambiente.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários