Compartilhe essa Notícia:

Entre os dias 26 e 30, Curitiba (PR), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Vitória (ES) terão pontos específicos visitados por técnicos da Anatel.

A Blitz da Telefonia Móvel vai passar por quatro capitais na próxima semana. Entre os dias 26 e 30 de agosto, Curitiba (PR), Goiânia (GO), Manaus (AM) e Vitória (ES) terão pontos específicos visitados por técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), para fazer a medição da qualidade dos sinais de 4G e 5G oferecidos pelas operadoras da região.

“O objetivo da Blitz é fazer com que as operadoras melhorem a prestação do serviço. Nós aumentamos os parâmetros de qualidade e estamos cobrando isso das empresas. Nós queremos também combater as diferenças regionais, pois a cobertura da telefonia móvel precisa ser boa em todos os estados”, diz o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Em cada uma das cidades, haverá medição em 20 pontos, utilizando seis aparelhos celulares, sendo três deles travados na tecnologia 4G e outros três em modo free, ou seja, captando sinais de 3G, 4G ou 5G.

“Após as medições, as operadoras serão notificadas para definirem um Plano de Ação para a cidade fiscalizada, visando realizarem melhorias na prestação do serviço. Depois de seis meses, a Anatel e o Ministério das Comunicações retornam ao local para realizar novo levantamento e avaliar se as melhorias foram implementadas”, afirma o secretário de Telecomunicações da pasta, Hermano Tercius, ressaltando que, ainda este ano, a Blitz passará por todas as capitais brasileiras.

A ação faz parte do programa ConectaBR, que traz parâmetros rigorosos de cobertura e de acesso à banda larga móvel para cumprimento pelas operadoras. O programa tornou mais rigoroso o índice de cobertura das prestadoras de serviço com níveis de qualidade adequados, que passou de 80% para 95%. Além disso, a velocidade mínima da internet móvel do 4G passou para 10 mbps e do 5G, para 100 mbps.

No ano passado, a Blitz passou por São Luís (MA) e Cuiabá (MT), e em 2024, já esteve em Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Recife (PE), João Pessoa (PB), Belém (PA), Fortaleza (CE), Natal (RN), Macapá (AP), Teresina (PI) e Timon (MA).

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários